Noruega: ONG pede certificação anti-desmatamento em alimentos

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: O Globo

A Rainforest Foundation, ONG norueguesa que trabalha pela proteção de florestas tropicais, está pedindo que as grandes redes de supermercados locais removam produtos e fornecedores que não sejam totalmente certificados como livres de desmatamento — e citou o Brasil como mau exemplo nesta área.

Numa entrevista ao jornal estatal da Noruega, o chefe do programa contra desmatamento da ONG disse que tem conversando com os mercados e a indústria e que ambos estão cientes da importância de fiscalizar seus fornecedores. A ONG defende que os importadores noruegueses exijam que toda a cadeia produtiva dos fornecedores seja livre de desmatamento, não só a parcela vendida para a Noruega.

Diz Nils Ranum:

— As redes de mercado devem dar um sinal claro publicamente que o desmatamento no Brasil é uma situação inaceitável. É responsabilidade dos mercados o que é vendido em suas lojas.

Duas redes de mercado já aderiram à campanha. A Coop, uma das maiores do país, está trabalhando com as filiais na Suécia, Dinamarca e Finlândia para estabelecer uma política para a soja com o objetivo de reduzir o seu consumo e garantir cadeias de produção livres de desmatamento.

A Coop diz ter essa garantia na Noruega, mas não para a soja usada por seus fornecedores estrangeiros — o Brasil, não custa lembrar, é o maior produtor e exportador mundial de soja.

De O Globo