Salles é vaiado na Semana do Clima, em Salvador

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: THAIS BORGES / AGÊNCIA O GLOBO

 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi vaiado na manhã desta quarta-feira (21), na abertura do terceiro dia da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima (Climate Week).

Salles participou da plenária promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), ao lado do prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM), e do diretor sênior de políticas e coordenação de programas de mudança climática da ONU, Martin Frick.

— Nós fomos convencidos pelo prefeito (ACM Neto) a fazer o evento, o que permite que cada um dos senhores e senhoras esteja aqui fazendo suas manifestações — afirmou o ministro. Salles também disse que os pontos trazidos pelo público têm “eco” nas iniciativas para o setor hoje consideradas pelo governo.

A Semana do Clima foi alvo de polêmica em maio, após Salles anunciar o seu cancelamento e, em seguida, voltar atrás. Na época, ele disse que o governo federal não apoiaria o evento porque o Brasil já havia desistido de sediar a Conferência do Clima da ONU, a COP 25, que ocorrerá em dezembro e foi transferida para o Chile.

Na época, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou nota em que solicitava apoio do governo federal para a realização da Semana do Clima. O prefeito de Salvador, ACM Neto, também defendeu que o evento é importante para a economia da cidade e que seria uma oportunidade para mostrar os programas em desenvolvimento dentro da agenda climática.

A Semana do Clima reúne ministros, formuladores de políticas, pesquisadores, representantes do setor privado e da sociedade civil para discutir ações climáticas para a América Latina. Mais de 3,5 mil pessoas de 90 nacionalidades se inscreveram para participar. O evento acontece até esta sexta-feira.

De O Globo