Aproximação aos EUA derruba candidato brasileiro na OMC

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Reuters

O governo brasileiro foi obrigado a retirar a candidatura de um de seus embaixadores para presidir uma negociação na Organização Mundial do Comércio. O motivo: a aproximação do Brasil ao governo dos EUA levou a Índia a vetar o nome do brasileiro.

O impasse forçou o Itamaraty a rever sua posição e abrir mão do cargo, para permitir que a negociação na OMC fosse mantida sem que mais uma crise seja criada na entidade.

Os indianos indicaram explicitamente que a recusa em aceitar o candidato brasileiro não tinha relação com o nome do embaixador apresentado. Tratava-se de um experiente diplomata, reconhecido por sua capacidade de diálogo e por seu profundo conhecimento. O problema, segundo os asiáticos, era a posição do governo brasileiro e seus acordos com a administração Trump.

As regras do comércio permitem, hoje, que um país em desenvolvimento leve mais tempo para cumprir certas exigências internacionais, que mantenham suas tarifas mais elevadas e que possam subsidiar certos setores da economias em patamares superiores aos demais países ricos.

Os americanos alertam que a regra faz sentido para países pobres. Mas não poderia ser aplicado para economias como a da China, Coreia do Sul ou Cingapura.

Em sua primeira viagem aos EUA, Bolsonaro fechou um acordo com Donald Trump. Os americanos dariam o apoio para que o Brasil fizesse parte da OCDE e, em troca, o Itamaraty abriria mão de sua condição de país em desenvolvimento nas futuras negociações comerciais.

O governo aceitou a proposta da Casa Branca. O problema é que, na OMC, a postura do Brasil abriu um sério debate entre os emergentes. Ao aceitar o novo status, o Itamaraty criou um precedente aos demais países em desenvolvimento, já que serão obrigados a seguir os mesmos passos da chancelaria brasileira.

O governo da Índia foi um dos mais se sentiu incomodados com a posição brasileira e, quando o Itamaraty apresentou um candidato para presidir as negociações sobre os subsídios à pesca, Nova Delhi apresentou seu veto.

Os indianos alegavam que não poderiam aceitar, como mediador, um representante de um governo que havia fechado um acordo com os EUA para modificar as regras dos países emergentes. Para frear a candidatura brasileira, propuseram o nome do Sri Lanka.

O Itamaraty tinha o apoio dos países latino-americanos, africanos, europeus e dos EUA. Mas o veto indiano ameaçava criar mais uma crise na OMC, já combalida.

A solução avaliada dentro do próprio governo foi a de retirar a candidatura brasileira, com a condição de que o Sri Lanka também saia da corrida e a vaga continue para a América Latina. Até sexta-feira, um novo nome deve ser indicado na região.

Na OMC, o Brasil já indicou que quer ser “parte da solução”, e não dos problemas da entidade. O gesto brasileiro foi aplaudido por outros países da região.

Dentro do governo brasileiro, porém, a posição indiana foi interpretada como “oportunista”. A visão de Brasília e de muitos na OMC é de que a Índia não quer um acordo comercial no setor de pesca e, portanto, precisava encontrar um pretexto para criar um impasse e atrasar o processo.

Do UOL