Bolsonaro mantém Bezerra na liderança pelos votos para Eduardo

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro conta com a articulação do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coellho (MDB-PE), pelos votos a Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) na Comissão de Relações Exteriores para aprovar a indicação do filho e deputado federal para a embaixada brasileira nos Estados Unidos (EUA).

Segundo o blog apurou, senadores avisaram a integrantes do governo que, tirando Bezerra – alvo de recente operação Polícia Federal (PF) – da liderança do governo, o presidente teria dificuldades para aprovar o que senadores chamam de “agenda particular” de Bolsonaro: a indicação de um filho para a embaixada brasileira nos EUA.

A indicação, que ainda será oficializada, é criticada por políticos, diplomatas e especialistas.

O presidente da comissão de relações exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), disse ao blog nesta quinta-feira (26) que o “timing ideal” para o governo enviar a indicação de Eduardo é quando o primeiro turno da reforma da Previdência passar no Senado.

Ele admite que Bezerra está “ajudando demais” na articulação do governo por votos a Eduardo e afirma que tirar o líder seria ter de fazer uma “construção tudo de novo”.

“É mais fácil você construir ou reformar uma casa? Se tirar Bezerra, vai ter de fazer uma construção tudo de novo, e ele tem ajudado demais no caso do Eduardo”, afirmou Trad.

Senadores avaliam que a operação que fez buscas no gabinete de Bezerra foi um “exagero” pois se trata de investigações de fatos de 2014. “Houve exagero”, diz Trad, na mesma linha de senadores de base e oposição.

Trad foi aos EUA para a missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no avião presidencial, mas disse que a indicação de Eduardo não foi tratada no voo. “Eles estavam focados no discurso”. Segundo ele, Eduardo – que é deputado federal – não voltou no voo ao Brasil porque tinha algumas agendas nos EUA.

Do G1