reprodução

Bonat rejeita pedido de Lula de acesso às mensagens

Todos os posts, Últimas notícias
reprodução
reprodução

O juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, decidiu rejeitar novo pedido da defesa do ex-presidente Lula para que sejam compartilhadas as mensagens do Telegram investigadas na operação “spoofing”.

É o segundo pedido da defesa, que é feita pelos advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins. As mensagens interceptadas por hackers presos em operação da Polícia Federal seriam usadas na ação penal que investiga suposta propina da Odebrecht.

A empreiteira teria prometido um terreno para construção de uma nova sede para o Instituto Lula.

Segundo o magistrado, o novo pedido é muito parecido com o que foi apresentado ao TRF-4 e, nesse caso, caberia ao juízo da 13ª Vara replicar o entendimento da instância superior.

O primeiro pedido citado por Bonat se refere ao processo do apartamento do Guarujá, e foi rejeitado pelo desembargador João Pedro Gebran Neto.

Direitos Humanos
Membros do Conselho Nacional de Direitos Humanos estiveram com Lula na manhã desta terça para ouvi-lo num procedimento que apura possíveis violações em processos da “lava jato”, incluindo o que o levou à prisão.

A denúncia, feita pela defesa do próprio petista em junho, é baseada principalmente nas conversas entre o ex-juiz e  atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e procuradores da força-tarefa em Curitiba, reveladas pelo site The Intercept Brasil.

Segundo os conselheiros, o próximo passo da investigação é convidar Moro, o procurador Deltan Dallagnol e o jornalista Glenn Greenwald para falarem sobre o caso.

O CNDH existe desde 1964 e é responsável por apurar violações de direitos humanos no Brasil.

De Conjur