Boulos chama verborragia de Bolsonaro de “delírio”

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Lucio Tavora/Xinhua

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que declarações polêmicas recentes, como a que tratou da morte do pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, na época da ditadura, são reações ao que chamou de “sacanagem” contra ele.

Ele afirmou que, apesar do que diz ter sofrido, não tomou nenhuma medida excepcional. “Se eu levantar a borduna, todo mundo vai atrás de mim e eu não fiz isso ainda”, disse em um café da manhã com a Folha no Palácio do Alvorada.

Em julho, Bolsonaro disse que, se Felipe Santa Cruz quisesse saber, poderia contar como seu pai foi morto na ditadura militar. Fernando Santa Cruz desapareceu em fevereiro de 1974, após ser preso por agentes do DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura militar, no Rio de Janeiro.

Bolsonaro fez a declaração ao reclamar que a OAB tinha entrado com uma ação para impedir a quebra do sigilo telefônico do defensor de Adélio Bispo, que o esfaqueou na campanha eleitoral do ano passado.

O presidente da OAB interpelou Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal sustentando que, das declarações, podia-se inferir a prática dos crimes de calúnia contra a memória do seu pai e injúria contra si. Ao STF Bolsonaro negou ter ofendido o pai de Felipe Santa Cruz.

“No tocante à forma pela qual teria ocorrido a morte do pai do interpelante, limitei-me a expor minha convicção pessoal em função de conversas que circulavam à época”, disse o presidente. Para Bolsonaro, o pai do presidente da OAB pode ter sido morto por militantes da esquerda. ​Documentos de Estado, porém, afirmam que ele foi morto pela repressão.

O ministro do STF Luís Roberto Barroso arquivou a petição do presidente da OAB.Em julho, num intervalo de dez dias, Bolsonaro deu outras declarações recheadas de conteúdo falso e preconceituoso.

Entre os alvos do presidente estiveram os jornalistas Miriam Leitão e Glenn Greenwald, os governadores nordestinos e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Na conversa desta terça com a Folha, Bolsonaro disse ainda que o comando da Polícia Federal precisa dar uma “arejada” e chamou de “babaquice” a reação de integrantes da corporação às declarações dele sobre trocas em superintendências e na diretoria-geral.

O presidente afirmou também que o governador João Doria (PSDB) não tem chance nas eleições presidenciais de 2022 porque “é uma ejaculação precoce”.

Participaram da conversa, além dele, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, o chefe da Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência, Fábio Wajngarten, e o deputado Marco Feliciano (Podemos-SP). O encontro ocorreu das 7h40 às 9h10.

Da FSP