Agência OGlobo

Combate à corrupção sai da agenda do governo

Todos os posts, Últimas notícias
Agência OGlobo
Agência OGlobo

Nas eleições de 2018, a agenda anticorrupção foi plataforma de campanhas vitoriosas e promessa de renovação política. Nos primeiros nove meses de 2019, porém, essa pauta acumula derrotas nos três Poderes. O pano de fundo dessa reversão de expectativas envolve parlamentares tentando sair da mira de investigadores, setores do Supremo Tribunal Federal (STF) insatisfeitos com supostos excessos da Lava-Jato, e o presidente Jair Bolsonaro descontente com inquérito do Ministério Público (MP) contra um de seus filhos.

No horizonte, há novas articulações no Legislativo, além de julgamentos pendentes no STF, que teriam impacto negativo no combate à corrupção.

Na visão do jurista Walter Maierovitch, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a sociedade começa a perceber que o discurso de campanha do combate à corrupção não se efetivou:

— Obstáculos vêm sendo criados. O próprio presidente da República, que tinha o discurso, já pratica atos contrários ao combate à corrupção. Basta ver as iniciativas em relação ao filho dele Flávio Bolsonaro sobre o episódio das rachadinhas no Rio de Janeiro.

De OGlobo