Embaixadores do turismo preocupam empresas do setor

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Foto: Reprodução

O prefeito de Miami, Francis Suarez, e o skatista Mineirinho estão entre os próximos nomes que podem ser anunciados como embaixadores simbólicos do turismo brasileiro no programa da Embratur, com o objetivo de impulsionar a atividade no país. Empresas do setor, no entanto, estão preocupadas com o que está por vir. Serão 15 selecionados, mas a avaliação é que, dentre os cinco já anunciados, há nomes que mais contribuem para espantar do que atrair turistas ao Brasil.

Na semana passada, depois que um dos embaixadores da Embratur, o lutador de jiu-jitsu Renzo Gracie, chamou de “franga” o presidente francês, Emmanuel Macron, executivos do mercado turístico começaram a estimar alguma queda na demanda de viajantes franceses por férias no Brasil.

Ronaldinho Gaúcho foi o mais recente nomeado embaixador do turismo, mesmo tendo seu passaporte apreendido por crime ambiental. Antes dele, veio Richard Rasmussen, um apresentador de televisão autuado pelo Ibama. Os cantores Bruno, Marrone e Amado Batista fazem parte da lista.

Representantes de empresas de hotelaria, agências de viagens e companhias aéreas estão incomodados porque consideram o programa uma sequência de gafes. Eles planejam levar ao Ministério do Turismo questionamentos sobre a eficácia da escolha dos nomes.

Procurada, a Embratur afirma que os embaixadores são uma grande aposta que não deve ser interrompida e que ainda não é possível mensurar nenhum resultado porque o programa está apenas começando.

Da FSP