Nelson Jr./SCO/STF

Lava Jato: maioria dos ministros quer anulação

Todos os posts, Últimas notícias
Nelson Jr./SCO/STF
Nelson Jr./SCO/STF

Seis de onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram a favor de tese que pode anular condenações da Lava Jato, como a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O placar está, até o momento, de seis votos a três. Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram a favor do direito dos réus delatados de se manifestarem após delatores nas alegações finais, sendo os votos contrários de Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Mas em relação ao argumento de que réus delatados devem falar por último no processo, são 6 votos a favor e 3 contra. Neste caso, há maioria formada no tribunal.

Caso aprovado, o recurso pode afetar a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de outras condenações da Operação Lava Jato. Os advogados que representam o ex-gerente da Petrobras, Márcio de Almeida Ferreira alegaram que houve cerceamento de defesa nos mesmos fundamentos que levaram à anulação da condenação do ex-presidente da Petrobras e Banco do Brasil, Aldemir Bendine, que ocorreu em agosto, pois Bendine teve que apresentar suas alegações finais no mesmo prazo que os delatores.

De Metro 1