Evaristo Sá / AFP

Moro está a um passo de pedir demissão

Todos os posts, Últimas notícias
Evaristo Sá / AFP
Evaristo Sá / AFP

Embora tenha topado amaciar o presidente aqui e ali no Twitter, em lives do Facebook e até publicamente, Sergio Moro ainda não se sente entre os seus. Quase não tem interlocutores no governo.

Conversa com poucos na Esplanada, entre eles Paulo Guedes e Eduardo Villas Bôas. Com o restante, a relação é protocolar. Sente-se especialmente desconfortável com o linguajar de Bolsonaro sobre uma série de assuntos. Mas, até semanas atrás, tudo parecia valer a pena em nome de colocar de pé, agora no Executivo, estruturas eficazes no combate à corrupção.

Em nome de avançar numa agenda dura de repressão ao crime de colarinho branco, valeria ignorar as frases grosseiras de Bolsonaro, muitas vezes ditas a seu lado, os escândalos do PSL e do gabinete de Flávio Bolsonaro, a bizarrice cometida pelos ministros da selva olavista. Uma cadeira no Supremo Tribunal Federal seria consequência de um bom trabalho no Ministério da Justiça. Mas tudo mudou. Em seu nono mês como ministro, Moro está exaurido. E, segundo pessoas de sua confiança, decidido: se uma canetada de Bolsonaro tirar Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal (PF) e não colocar em seu lugar alguém da confiança de Moro, o ministro deixará o governo.

A insatisfação de Bolsonaro com Moro começou quando o presidente, em 26 de maio, no domingo em que convocou a população para ir às ruas defender seu governo, deparou com um boneco inflável do Super-Moro, em Brasília. Ninguém se lembrou do Super-Bolsonaro. Aliás, não havia nem um chaveirinho de lembrança com o rosto do Mito. As pesquisas, que Bolsonaro diz menosprezar, deixaram-no ainda mais enciumado. Moro era e ainda é bem mais popular que ele.

Quando veio a Vaza Jato, Bolsonaro comentou com um de seus filhos que aquilo tinha um lado positivo para ele, pois Moro agora dependeria mais do Planalto, o que, de certa maneira, é verdade. Um ministro da Justiça que nunca teve de se explicar agora precisaria do governo para defendê-lo. Mas a fritura de Moro começou bem antes.

O desconvite para a especialista em segurança pública Ilona Szabó, a Funai goela abaixo (com a escolha de seu presidente feita por Bolsonaro e não por Moro), a retirada do Coaf do Ministério da Justiça e a posterior reformulação do conselho, a desautorização pelas indicações no Cade, mandando o Senado devolver os nomes ao Planalto, a demissão via imprensa do delegado que comandava a PF no Rio de Janeiro, a ordem para que a tramitação do pacote anticrime ficasse mais lenta e até o veto a uma propaganda do projeto… A lista de vezes em que as asas de Moro foram cortadas é extensa. Nenhum outro ministro foi tão podado por Bolsonaro quanto Moro.

Havia ao menos a perspectiva de poder vetar algum nome polêmico para ser o novo procurador-geral da República e, claro, ser dele a escolha do atual comando da PF. A primeira já era: Moro não foi ouvido sobre Augusto Aras, que estaria longe de ser seu nome para o cargo. Muito pelo contrário.

Com isso, manter-se como o responsável por escolher quem dirige a PF se tornou hoje a grande trincheira de Moro. E pode ser a última.

Valeixo era o superintendente da PF em Curitiba e é contemporâneo de Moro no Paraná. O então juiz e o delegado se conheceram ainda no começo de suas carreiras e têm confiança recíproca, fora o alinhamento sobre o foco no combate à corrupção.

Bolsonaro já disse publicamente que quer Valeixo fora do governo e espezinhou Moro com um “Quem manda sou eu”. “Essa turma (que dirige a PF) está lá há muito tempo, tem de dar uma arejada”, disse Bolsonaro, referindo-se à geração de Valeixo, que comandou a instituição durante a Lava Jato e chegou ao posto seguindo uma lógica de hierarquia, cara aos policiais da mesma maneira que importa aos militares.

O delegado favorito do presidente para o cargo, Anderson Torres, próximo a Flávio e Eduardo Bolsonaro, é bem mais novo na carreira. “Seria uma quebra de hierarquia ainda mais grave do que a troca de Leandro Daiello por Fernando Segovia”, analisou um delegado da cúpula da PF, privadamente, referindo-se à substituição feita em 2017 por um Michel Temer agoniado por tentar controlar a PF.

Não seria a primeira interferência de Bolsonaro no respeito de subordinados a superiores na polícia. O presidente se meteu na antiga disputa entre agentes e delegados e respondeu via Twitter a um ofício que a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), representante dos agentes, enviou ao Planalto elogiando-o. A associação dos delegados o havia criticado. Embora haja argumentos legítimos por parte de agentes, peritos e outras categorias na defesa de uma PF controlada não só por delegados, o fato hoje é que, na hierarquia, quem manda são os últimos.

Oficialmente, Bolsonaro disse querer a cabeça de Valeixo porque o diretor-geral da PF trocou os superintendentes regionais sem sua opinião. “Isso seria absurdo. No dia em que o diretor da PF consultar o presidente para escolher os delegados, acabou a Polícia Federal”, rebateu outro delegado, muito próximo de Valeixo e indignado com a tentativa do presidente de controlar a corporação.

Mas a insatisfação de Bolsonaro com a PF não foi exatamente por isso. Conforme mostrou o repórter André Guilherme Vieira, a instituição investiga milicianos que eram ligados ao gabinete de Flávio Bolsonaro. As informações estão sendo trabalhadas pela Diretoria de Inteligência, mas policiais próximos à família do presidente souberam da existência da apuração, causando a ira de Bolsonaro. Daí ele querer controlar a corporação no Rio de Janeiro.

Aos poucos, Bolsonaro está “torquatizando” Sergio Moro. Torquato Jardim, o irrelevante ministro da Justiça de Michel Temer, de cuja alçada a PF foi tirada para a criação do Ministério da Segurança Pública, comandava um ministério mais ou menos do mesmo tamanho do que o que sobrará a Moro caso ele não consiga manter Valeixo ou escolher um substituto de sua confiança.

No Congresso, já existe quem cogite romper com o governo caso Moro saia, e Bolsonaro já foi alertado mais de uma vez sobre esse risco. Sem o apoio dos lavajatistas, o governo perderá uma de suas pedras fundamentais. E ficará ainda mais vulnerável a ventos fortes.

De ÉPOCA