Moro manda investigar policiais no caso de Hélio Negão

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: reprodução

O ministro da Justiça, Sergio Moro , determinou à Polícia Federal que investigue suposta fraude de policiais federais numa investigação sobre o deputado Hélio Negão (PSL-RJ), um dos mais próximos aliados do presidente Jair Bolsonaro. Num ofício endereçado ao diretor-geral em exercício da Polícia Federal , Disney Rossetti, Moro  determina “imediata apuração dos fatos no âmbito administrativo e criminal, com a identificação dos responsáveis”.

O ministro exige também ser informado “sobre os desdobramentos” da investigação. O ofício foi enviado nesta segunda-feira, no primeiro dia de férias do titular do comando da PF, Maurício Valeixo. O pedido de Moro tem como base uma nota publicada na sexta-feira pela “Veja” e depois pela “Folha de S. Paulo” de que haveria uma investigação contra Hélio na PF.  A revista afirma que esse seria o real motivo da polêmica ingerência de Bolsonaro e a possível troca de comando da instituição.

Segundo a “Folha de S.Paulo”,  a investigação seria sobre uma outra pessoa, mas com o mesmo apelido do deputado amigo de Bolsonaro. Moro argumenta que, segundo o texto do jornal, o nome do deputado teria sido incluído de forma fraudulenta na investigação “com o aparente intuito de manipular o governo federal contra a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro”.

No mês passado, numa entrevista na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse, sem ser perguntado, que o superintendente da PF no Rio, Ricardo Saadi, seria afastado do cargo por problema de “gestão” e “produtividade”. A vaga dele seria ocupada por Alexandre Saraiva, superintendente da PF no Amazonas.

A declaração de Bolsonaro foi considerada uma intervenção do presidente na PF. Até então nenhum outro presidente da República falara publicamente sobre troca de superintendentes, cargo administrativo e de segundo escalão da polícia. Numa nota, divulgada logo depois da entrevista de Bolsonaro, Valeixo informou que Saadi sairia sim, mas por vontade própria.

O diretor-geral afirmou também que Saadi seria substituído por Carlos Oliveira, superintendente da PF em Pernambuco, e não por Saraiva. Nos dias seguintes, Bolsonaro disse que, diante da polêmica da indicação dele para a superintendência no Rio, ele mesmo trocaria o diretor-geral da PF à revelia de Moro. A explicação era de quem manda é ele, o presidente, e não o ministro da Justiça.

Na sequência da pressão do presidente, Valeixo entrou em férias por dez dias. Agora, em mais uma capítulo da crise, Moro pede que a polícia investigue suposta fraude cometida por policiais no curso de uma ação política.

De O Globo