Novo PGR diz acreditar em “democracia militar”

Todos os posts, Últimas notícias
foto: Dida Sampaio/Estadão

O subprocurador-geral da República Antônio Augusto Brandão de Aras, 60, escolhido por Jair Bolsonaro para suceder a Raquel Dodge, surpreendeu alguns leitores deste Blog ao admitir a expectativa de que “podemos ter no governo Bolsonaro uma democracia militar”.

O aceno ao presidente da República e a seus apoiadores –fardados ou fora da caserna– foi publicado em dezembro do ano passado no jornal “Tribuna da Bahia”.

Segundo Aras, “o fato de termos um governo em que, pelo menos, metade do ministério tem militares na chefia revela uma dificuldade para o fisiologismo”.

As declarações do eleito por Bolsonaro foram reproduzidas neste espaço em abril deste ano. Na mesma época, o candidato anunciou ao repórter Reynaldo Turollo Jr., da Folha, que disputaria o cargo “por fora” da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Tudo leva a crer que o candidato “forasteiro” já havia traçado bem antes a estratégia de fortalecer sua indicação ao cargo minando a “tradição” de que os presidentes respeitaram, desde 2003, a lista tríplice da ANPR.

Na mesma época, publicamos o post intitulado “Os primos Aras querem a cadeira de Raquel Dodge”. [veja aqui]

Dois candidatos a PGR, de uma mesma família, simbolizavam os diferentes perfis de membros do Ministério Público Federal.

O texto serviu de contraponto entre Augusto Aras, ainda pouco conhecido do público, e o primo Vladimir Aras, mais famoso, procurador que atuou nos casos Banestado, mensalão e Lava Jato.

Em lados opostos na disputa, o primeiro considera o modelo atual da ANPR sindicalista e põe o sistema de votação sob suspeita. Já Vladimir Aras só admite candidatura por meio da lista tríplice. Concorreu e não ficou entre os mais votados.

Em maio, Augusto Aras tratou de estreitar os laços com os servidores do MPF.

Visitou a Associação dos Servidores do Ministério Público Federal (ASMPF), que neste ano fez a primeira consulta para indicar quais seriam os candidatos ao cargo de PGR prediletos dos servidores.

Blal Dalloul e Lauro Cardoso também visitaram a associação, expondo suas propostas, especialmente as de interesse dos servidores. Dos três, apenas Augusto Aras não estava entre os dez candidatos que disputavam a indicação pela ANPR. Ele foi o segundo mais votado pelos servidores.

O candidato manteve as críticas à lista tríplice. Afirmou que ela dividia o MPF em grupos e estimulava o corporativismo. Música para os ouvidos do presidente.

Nos últimos meses, registra a Folha, Aras demonstrou alinhamento com as ideias defendidas por Bolsonaro —entre elas, a questão ambiental, a defesa do excludente de ilicitude para proprietários rurais que atirarem em invasores de suas terras e a oposição à decisão do STF de criminalizar a homofobia.

Augusto Aras possivelmente já era o favorito de Bolsonaro muito antes da consulta feita pela associação dos procuradores da República.

“O presidente já havia escolhido Aras desde o final de junho. Ele optou, no entanto, por segurar o anúncio para arrefecer as críticas ao subprocurador-geral, sobretudo dentro de seu próprio partido, o PSL”, afirmam, nesta quinta-feira, os repórteres Reynaldo Turollo Jr., Gustavo Uribe e Ricardo Della Coletta, da Folha.

Como registra Bruno Boghossian, “o presidente recebeu Aras cinco vezes antes de anunciá-lo para a vaga”.

A frustração dos fiéis adeptos da lista tríplice está bem retratada no comentário do subprocurador-geral da República Mario Bonsaglia, o mais votado pelos pares.

“Dia melancólico para o MPF. A indicação fora da  lista do novo PGR representa um retrocesso de décadas para a instituição”, afirmou Bonsaglia nas redes sociais.

Da FSP.