KEVIN LAMARQUE / REUTERS

ONU: Bolsonaro levará opositores de Maduro

Todos os posts, Últimas notícias

KEVIN LAMARQUE / REUTERS

KEVIN LAMARQUE / REUTERSO Ministério das Relações Exteriores pediu à ONU a inclusão de dois aliados de Juan Guaidó , um dos líderes da oposição na Venezuela, na delegação brasileira que participará da Assembleia Geral, em Nova York. Com a medida, o governo do presidente Jair Bolsonaro quer garantir a presença de representantes de Guaidó na ONU, na próxima semana.

A informação sobre o credenciamento de opositores venezuelanos na delegação brasileira foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pelo Itamaraty na noite desta sexta-feira. Segundo o jornal, foram indicados os nomes de Carlos Vecchio e Isadora Guevara na comitiva brasileira. Vecchio faz papel de embaixador de Guaidó em Washington. Isadora Guevara tem função similar em Paris.

“O Itamaraty confirma o pedido de credenciamento de representantes do governo legítimo venezuelano. Essa medida excepcional foi tomada como forma de assegurar a devida representação na ONU, que aceita apenas nomes indicados pelo regime ditatorial de Caracas”, informou o ministério.

Como representantes de Guaidó entre os brasileiros, os dois, Vecchio e Guevara, poderão participar de diversas atividades da ONU ao longo da semana. O credenciamento dos venezuelanos faz parte de uma série de medidas que o governo Bolsonaro vem adotando desde janeiro para pressionar pelo afastamento de Nicolás Maduro da Presidência da Venezuela.

Desde o início de seu governo, Bolsonaro tem atuado como o principal aliado dos Estados Unidos nas articulações contra Maduro. O Brasil, aliás, foi um dos primeiros países a reconhecer Guaidó como presidente interino da Venezuela .

De OGlobo