PT denuncia corregedor do MP que acobertou crime da Lava Jato

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Senado Federal

A Bancada do PT na Câmara protocolou hoje (3), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma notícia crime — o conhecimento de autoria de um fato criminoso — contra o corregedor-geral do Ministério Público Federal, Oswaldo José Barbosa Silva. Na peça os parlamentares do PT requerem ao presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, a investigação da conduta de Barbosa, com as devidas sanções legais, por acobertar irregularidades no âmbito da operação Lava Jato.

A peça cita a contratação de um outdoor em Curitiba pelo procurador Diogo Castor de Mattos, que integrava a força-tarefa da Lava Jato no Paraná. O outdoor era uma louvação aos integrantes da Lava Jato. Na última semana, diálogos publicados pelo The Intercept Brasil revelaram que Castor admitiu a Barbosa que havia contratado a peça publicitária elogiosa à força-tarefa.

Omissão criminosa

As conversas, além de mostrar quem pagou pela peça, revelaram ainda que Castor e Barbosa teriam feito um acordo para que o primeiro não fosse investigado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No dia 5 de abril, após ter admitido que pagara pela propaganda, Castor anunciou seu desligamento da Força-Tarefa, alegando recomendações médicas. O corregedor decidiu por não investigar o procurador e arquivar o processo após uma conversa com o coordenador da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol.

Áudios recebidos pelo The Intercept Brasil mostram que membros da cúpula da força-tarefa sabiam da confissão, e o episódio causou preocupação, já que o ato poderia prejudicar a imagem da Lava Jato junto à opinião pública. Nos bastidores, o grupo atuou para esvaziar a apuração e a publicidade do caso. Dallagnol, intermediou conversas com Barbosa para proteger Castor de Mattos, mesmo sabendo da confissão de culpa.

Punição

“[As reportagens] revelam que não só o material publicitário fora contratado (quiçá com dinheiro público) pelo procurador da República Diogo Castor de Mattos (de modo que todo o grupo da força-tarefa  passaram informações falsas à Corregedoria do CNMP), como a própria Corregedoria-Geral do Ministério  Público Federal não só tinha ciência desse fato, como agiu em “conluio” com o procurador-chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, para “pôr panos quentes” no ilícito, evitando qualquer investigação ou punição dos  responsáveis. “, diz a peça assinada pela Bancada do PT.

Para os parlamentares, “as ações do representado violam diversos dispositivos  constitucionais, éticos e disciplinares da carreira, caracterizam improbidade administrativa e tipifica, em  tese, crime previsto no Código Penal”.

A petição da bancada é assinada pela presidenta nacional do PT, deputada  Gleisi Hoffmann (PR), pelo líder do partido na Câmara,  Paulo Pimenta (RS), pelas deputadas  Margarida Salomão (MG) e Professora Rosa Neide(MT), e pelos deputados  Afonso Florence (BA), Alencar Santana (SP), Arlindo Chinaglia (SP), Carlos Zarattini(SP), Enio Verri (PR), José Guimarães (CE), Odair Cunha (MG), Rogério Correia (MG) e  Rui Falcão (SP).

Do PT