Eduardo Munoz/Reuters

Vice de Maduro detona Bolsonaro na ONU

Todos os posts, Últimas notícias
Eduardo Munoz/Reuters
Eduardo Munoz/Reuters

A vice-presidente do governo de Nicolás Maduro na Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, lidera o que chamou de “mercantilização da Amazônia”. A declaração foi feita em discurso nesta sexta-feira (27) na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York (Estados Unidos).

“Como país amazônico, levantamos nossa voz para rechaçar a bárbara mercantilização da Amazônia liderada pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro”, disse.

Sem detalhar a afirmação, Rodríguez ainda acusou o presidente brasileiro de “ter trasladado sua ideologia extremista” para destruir o que ela chamou de “pulmão natural” (do ponto de vista científico, a Amazônia não pode ser considerada o pulmão do planeta).

A vice-presidente do regime chavista participa da Assembleia Geral da ONU como representante venezuelana – a organização não reconhece Juan Guaidó como presidente interino.

O presidente Bolsonaro, que abriu os debates da Assembleia Geral da ONU, criticou nominalmente a Venezuela durante o discurso de terça-feira.

“A Venezuela, outrora um país pujante e democrático, hoje experimenta a crueldade do socialismo. O socialismo está dando certo na Venezuela? Todos estão pobres e sem liberdade”, afirmou.

Bolsonaro também afirmou que tem “compromisso solene” com a preservação do meio ambiente e acusou líderes estrangeiros de ataque à soberania do Brasil.

“É uma falácia dizer que a Amazônia é um patrimônio da humanidade e um equívoco, como atestam os cientistas, afirmar que a Amazônia, a nossa floresta, é o pulmão do mundo. Valendo-se dessas falácias um ou outro país, em vez de ajudar, embarcou nas mentiras da mídia e se portou de forma desrespeitosa e com espírito colonialista. Questionaram aquilo que nos é mais sagrado, a nossa soberania”, disse Bolsonaro.

“Quero reafirmar minha posição de que qualquer iniciativa de ajuda ou apoio à preservação da floresta amazônica, ou de outros biomas, deve ser tratado em pleno respeito à soberania brasileira. Estamos prontos para, em parcerias e agregando valor, aproveitar de forma sustentável todo o nosso potencial.”

Pouco antes do discurso de Rodríguez, o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, mencionou a Venezuela e sugeriu apoio ao governo chavista.

“Nós vemos agora as tentativas de incluir a Venezuela em uma lista de países cujo estado foi destruído diante dos nossos olhos, por agressões ou acusações que vêm do exterior”, disse Lavrov.

Maduro viajou à Rússia nesta semana para um encontro com o presidente Vladimir Putin, que afirmou apoiar o diálogo entre chavistas e opositores na Venezuela.

De G1