Pedro Ladeira/Folhapress

Barroso faz campanha contra Vaza Jato

Sem categoria, Todos os posts, Últimas notícias
Pedro Ladeira/Folhapress
Pedro Ladeira/Folhapress

Contrário à utilização das mensagens roubadas de celulares de procuradores de Curitiba como prova judicial, o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, disse ao blog: “É muito impressionante como os garantistas à brasileira se apaixonaram pela prova ilícita, produto de crime.” Segundo Barroso “a Constituição expressamente proíbe a utilização de provas ilícitas em processo de qualquer natureza. Utilizá-las para perseguir pessoas é inaceitável.”

Barroso acrescentou: “Não é fácil nem simples a tarefa de fazer com que o Brasil deixe de ser o país em que o crime compensa, os bandidos perseguem os mocinhos e o mal vence no final. Mas essa é a missão da nossa geração. Às vezes parece que somos minoria, mas a história está do nosso lado.”

blog procurou o ministro para ouvi-lo sobre os questionamentos à Lava Jato, agravados pela divulgação das mensagens trocadas entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores, especialmente Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa de Curitiba. Barroso recusou-se a comentar a posição de colegas do tribunal. Preferiu expressar o que chamou de “posição técnica”. Evocou o artigo 5º, inciso LVI da Constituição para embasar seu ponto de vista. Diz o seguinte: “São inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos”.

Reportagem da informou que o Supremo acionará a Procuradoria-Geral da República, por intermédio do ministro Gilmar Mendes, para requerer a verificação da autenticidade das mensagens roubadas dos celulares de procuradores de Curitiba. A ideia é utilizar o material para rever processos referentes à Lava Jato e abrir procedimentos contra os agentes públicos responsáveis pela operação.

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ”Folha de S.Paulo” (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ”A História Real” (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ”Os Papéis Secretos do Exército”.

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.

De UOL