Sérgio Lima/Poder360

Câmara vai convidar Janot para ‘dar explicações’

Todos os posts, Últimas notícias
Sérgio Lima/Poder360
Sérgio Lima/Poder360

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou nesta 4ª feira (2.out.2019) convite para que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot dê explicações ao colegiado sobre as declarações feitas à imprensa de que teria planejado matar o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.

As revelações constam de 1 livro escrito por Janot a partir de depoimentos aos jornalistas Jailton de Carvalho e Guilherme Evelin, e que já circula em pdf pela internet.

A votação do requerimento (eis a íntegra) para que Janot compareça à comissão foi o 1º item da pauta da CCJ nesta 4ª feira. O presidente do colegiado, Felipe Francischini (PSL-PR), afirmou que “Janot tem muito a dizer ao Brasil, e a Comissão de Constituição e Justiça deve estar aberta e à disposição” para ele dar maiores explicações e responder às dúvidas dos parlamentares. Segundo ele, todos os partidos com quem conversou concordam com o requerimento.

A CCJ da Câmara também quer ouvir o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o ex-chefe de gabinete de Janot, Eduardo Pelella.

O autor do convite, deputado Delegado Pablo (PSL-AM), diz que a intenção é “trazer luz ao tema”. Segundo o congressista, Janot disse que várias autoridades da República o tinham atrapalhado durante a Java Jato para que as investigações não andassem, e que “todos sabem que a Lava Jato é 1 patrimônio do Brasil”.

Deputados de partidos de oposição anunciaram que votariam a favor, mas pediram a inclusão do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato em Curitiba, no convite, porque Janot teria dito que houve pressão de Dallagnol para que ele acusasse o ex-presidente Lula por organização criminosa, para que a força-tarefa pudesse acusá-lo de outro crime.

“Está bem explícita na obra do Janot que ele foi pressionado por Dallagnol para que invertesse a ordem dos trabalhos para que fizesse a denúncia do presidente Lula antes de outras denúncias; que denunciasse o Partido dos Trabalhadores antes até de outras denúncias que podiam ser explicitamente mais graves”, disse a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ).

O pedido, no entanto, foi negado pelo relator. Delegado Pablo disse que não poderia chamar todas as pessoas citadas no livro. O deputado José Guimarães (PT-CE) disse que vai apresentar requerimento para que o procurador da Lava Jato seja chamado.

De Poder 360