Chanceler brasileiro também insulta novo presidente argentino

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bruno Santos/Folhapress

“As forças do mal estão celebrando. As forças da democracia estão lamentando pela Argentina, pelo Mercosul e por toda a América do Sul”, disse o chanceler Ernesto Araújo nesta segunda (28) em relação ao resultado das eleições presidenciais na Argentina, que consagrou a volta do kirchnerismo ao poder.

A eleição do domingo (27) no país vizinho coroou a estratégia da ex-presidente Cristina Kirchner, que surpreendeu ao decidir se candidatar a vice numa chapa liderada por Alberto Fernández.

A dupla derrotou Mauricio Macri, que deixa o país em meio a uma grave crise econômica: cerca de 32% da população está abaixo da linha de pobreza.

Em uma série de posts em uma rede social, Ernesto afirmou ainda que a eleição de Fernández traria “fechamento comercial, modelo econômico retrógrado e apoio às ditaduras”.

Mais cedo na segunda, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que não cumprimentaria o mandatário recém-eleito e acrescentou: “Lamento. Não tenho bola de cristal, mas acho que a Argentina escolheu mal. O primeiro ato do Fernández foi já Lula Livre, dizendo que ele está preso injustamente. Já disse a que veio.”

No dia da votação, antes de ser eleito, o então candidato kirchnerista publicou uma foto no Twitter em que faz a letra L com as mãos, símbolo do movimento Lula Livre, e parabenizou o ex-presidente brasileiro pelo aniversário de 74 anos completados no domingo.

“Também hoje faz aniversário meu amigo Lula, um homem extraordinário que está injustamente preso faz um ano e meio”, escreveu Fernández. “Parabéns pra você, querido Lula. Espero te ver em breve.”

 Folha