Doria nega oportunismo em “BolsoDoria”

Todos os posts, Últimas notícias
Reprodução

O governador de São Paulo, João Doria Jr., negou ter sido oportunista ao participar do movimento “BolsoDoria”, em apoio ao então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), durante as eleições ocorridas no ano passado. A declaração foi feita por Doria durante o programa “Central Globo News”, hoje à noite.

“Eu não sou bolsonarista. Eu não criei o ‘BolsoDoria’. O movimento nasceu no interior [de São Paulo], espontaneamente. Mas eu incorporei”, admitiu ele. “E naquela circunstância, na qual enfrentávamos todos os partidos de esquerda juntos, todos faziam campanha contra mim…E, numa campanha, qual era o meu caminho senão estar ao lado daqueles que advogavam com Jair Bolsonaro?”, completou o governador, sempre negando ter sido oportunista.

Doria também se esquivou da pergunta sobre a pretensão de se candidatar ou não a presidente nas eleições de 2022.

“Não é hora de falar disso. Em tese, na prática… Não é momento de discutir eleições de 2022, três anos e meio antes da eleição. É um erro. E não fui eu quem iniciou esse processo. O presidente Bolsonaro, talvez, foi quem deflagrou o processo.”

Durante a entrevista, Doria também fez críticas à indicação de Eduardo Bolsonaro, filho de Bolsonaro, como embaixador do Brasil em Washington (EUA).

“É um ponto crítico meu em relação ao presidente Bolsonaro. Moralmente, não me parece adequado que o filho de um presidente da República seja indicado para uma embaixada. Isso não é positivo. Você confunde o tema familiar com o diplomático. Ainda que fosse alguém que soubesse o inglês corretamente, que tivesse curso em Harvard, que tivesse vivência, competência, ainda assim, eu diria não”, alfinetou.

“São Paulo é o estado mais seguro”
Questionado sobre falhas em sua política de segurança pública, o governador disse considerar que São Paulo é “o estado mais seguro do Brasil”, sem mostrar dados que comprovem isso.

“[César] Tralli, ainda bem que você não está morando em outra capital porque senão nem dormiria. Se você fala isso [a insegurança] de São Paulo, imagina em outras capitais —não vou me referir a quais—, você certamente teria surtos. São Paulo é o estado mais seguro, São Paulo é a capital mais segura. Melhorou muito”, garantiu.

“Eu não tenho nada contra LGBTs”
Doria também foi questionado sobre o episódio no qual determinou o recolhimento de material que falava sobre identidade de gênero, mas evitou comparações com a censura promovida pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que tentou barrar o HQ dos Vingadores que trazia imagens de dois rapazes se beijando na Bienal do Livro.

“Não proibimos, apenas, especificamente, um capítulo dessa cartilha estava em desacordo com o Estatuto da Educação de São Paulo. Mandamos recolher a cartilha. Dialogamos com o professorado, com Tribunal de Justiça, Ministério Público e a Defensoria Pública também. Estabelecemos um texto adicional encartado nessa cartilha e foi redistribuída. Não foi preciso judicializar”, disse ele.

“Dois dias depois de termos tomado essa atitude, houve o episódio envolvendo o prefeito Marcelo Crivella. Não quero fazer críticas ao prefeito Crivella, mas eu jamais mandaria fiscais numa feira de livro para fazer coletas de livro. Isso para mim tem nome: se chama censura. Em São Paulo não foi censura, foi uma análise que contrariava o Estatuto da Educação.”

Católico, Doria afirmou que respeita os LGBTs, mas não considera razoável indicar a uma criança de 12 ou 13 anos que ela nasça sem sexo.

“Eu não tenho nada contra LGBTs, a opção que você faz ao longo de sua vida pela sua sexualidade, portanto, não sou conservador nisso, eu sei que isso faz parte da existência. Mas não acho razoável que se diga a uma criança de 12, 13 anos, que ela nasça sem sexo. A criança nasce menino ou menina. Se alguém me provar o contrário, que me diga cientificamente.”

Apresentador e empresário, João Doria Jr. disputou a sua primeira eleição para prefeito de São Paulo em 2016. Foi eleito, mas dois anos depois renunciou o cargo para concorrer às eleições para governador do estado.

Ao longo desse período, Doria criou inimigos políticos, como Márcio França (PSB), com quem teve forte embate durante a campanha.

Do UOL