Ex-ator pornô simboliza oportunismo político

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Ex-ator pornô, ex-estrela de reality show, ex-militante do PSL e agora ex-direitista. Pelo menos se levarmos em conta o novo perfil do deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) no Twitter.

O GPS Ideológico, ferramenta da Folha que indica a posição ideológica de influenciadores no Twitter de acordo com sua base de seguidores, constatou que o perfil criado pelo político em agosto deste ano é bem diferente do anterior.

Sua conta antiga, de 160 mil seguidores e deletada também em agosto, marcava, em maio, 83,05 de 100 possíveis no GPS Ideológico. Quanto mais próximo a 100, mais à direita se qualifica o perfil.

A nova conta, de apenas dois meses e 15 mil seguidores, registra, hoje, 40,5 no GPS Ideológico, ou seja, uma variação de 43 pontos à esquerda. Com isso, ele orbita agora o que se pode entender como centro-esquerda, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Paes e Cristovam Buarque.

Vale recordar que o posicionamento nessa reta ideológica leva em conta a afinidade entre os seguidores que o perfil-influenciador tem. Ou seja, mostra para qual público o perfil mais fala ou representa na rede, mesmo que o influenciador não tenha intenção de ter esse público.

Os números de Frota impressionam se comparados a outros que possuíam pontuação semelhante em maio. O MBL (Movimento Brasil Livre), por exemplo, andou apenas 5 pontos à esquerda, apesar de ter se distanciado do governo Bolsonaro e criticá-lo abertamente nas redes sociais. A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) assume uma posição dúbia, com críticas e elogios, o que a fez variar 4 pontos à esquerda.

Os números do GPS Ideológico traduzem o comportamento de Alexandre Frota em 2019, oposto ao de fiel escudeiro nas eleições de 2018. Ainda no início do ano, ele espremeu laranjas no plenário da Câmara, em alusão ao escândalo do laranjal do PSL, revelado pela
Folha.

Com o tempo, acirrou as críticas, e sua permanência no partido ficou insustentável. Acabou expulso do PSL em agosto. Poucos dias depois, ingressou no PSDB, sob a bênção do governador de São Paulo, João Doria.

Como tucano, Frota soltou de vez o freio de mão. Sua atuação no Twitter assemelha-se a de um militante disposto a tudo para enfraquecer o governo Bolsonaro.

Na última quarta (9), viveu “dia de fúria”, com mais de 80 postagens, feitas ao longo do dia inteiro, com críticas ao presidente e seu entorno. Endossou a hashtag #ImpeachmentdoBolsonaroUrgente, em meio ao agravamento da crise dos laranjas.

Em sua nova conta, o deputado retuita com alguma frequência veículos e figuras ligadas à esquerda, como Brasil 247, Henry Bugalho (colunista da Carta Capital), e perfis de humor como Jair me Arrependi e Tesoureiros do Jair.

Quando apagou seu perfil antigo, um dos motivos alegados por Frota foi o de a conta estar repleta de seguidores fanáticos de Bolsonaro, os bolsominions, que o atormentavam. O agora “comunista” Frota parece ter conseguido sua liberdade nas redes.

Folha