Fake news: caminhão com dólares roubados não era do Instituto Lula

Todos os posts, Últimas notícias
Reprodução

Será verdade que a Polícia Federal apreendeu um caminhão com milhares de dólares que iriam ilegalmente para a Venezuela a mando do Instituto Lula?

O texto, acompanhado de um vídeo, afirma que a polícia teria desconfiado de um caminhão vazio e, ao inspecionar o veículo, havia descoberto que o motorista estava transportando ilegalmente milhares de dólares para Caracas, na Venezuela.

A notícia, que começou a circular nas redes sociais e em grupos do WhatsApp na segunda semana de outubro de 2019, afirma também que o motorista teria confessado à polícia que havia sido contratado pelo Instituto Lula para o trabalho!

Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões que se espalharam através de grupos do WhatsApp: “Caminhão vazio, muito suspeito, com motorista nervosíssimo, foi vistoriado na fronteira, pela Polícia Federal, indo para a Venezuela, encontraram milhares de dólares. O motorista preso informou que foi contratado pelo INSTITUTO LULA, para levar à fortuna, para Caracas. Vejam o vídeo. agora é só apertar o contratado e ele vai dizer quem foi que o contratou Bolsonaro exigir uma apuração rigorosa porque esse dinheiro foi roubado da saúde dos brasileiros“

Verdade ou mentira?
No dia 05 de setembro de 2019, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 300 mil dólares e cerca de 300 quilos de cocaína, que estavam escondidos embaixo do assoalho de uma caminhonete. A apreensão ocorreu em Campina Grande do Sul (PR). Como o inquérito sobre o caso (que foi aberto pela PRF do Paraná) ainda segue em andamento, não conseguimos mais informações a respeito.

Veja no vídeo a seguir, publicado pela própria PRF, que não há nenhuma menção ao Instituto Lula ou à Venezuela e que o destino do veículo – segundo o motorista – era a cidade paranaense de Paranaguá:

Versão argentina
Esse mesmo vídeo já foi usado como arma de desinformação em período eleitoral fora do Brasil. No final de setembro de 2019, espalhou-se na Argentina que esse vídeo da apreensão feita pela polícia brasileira seria de um flagrante de contrabando de dólares do Brasil para a campanha de Alberto Fernandéz – que a disputa nas eleições contra o atual presidente Mauricio Macri. O boato foi desmentido pelo Projeto Reverso, que reúne mais de 100 órgãos de imprensa da Argentina para o combate às fake news!

Conclusão
Não há nenhuma ligação entre o caminhão apreendido com 300 mil dólares escondidos em seu assoalho com o Instituto Lula! A notícia é falsa!

Da E-Farsas