Daniel Marenco / Agência O Globo

Joice implora apoio de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias
Daniel Marenco / Agência O Globo
Daniel Marenco / Agência O Globo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL) não se deu por vencida pela declaração do presidente Jair Bolsonaro, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo , de que vê o apresentador José Luiz Datena como uma opção para disputar a prefeitura de São Paulo pelo PSL. Ela, que se lançou como a pré-candidata da sigla, diz não achar que Bolsonaro “trabalharia para sangrar uma fiel aliada”.

“Só posso dizer que sou candidata e ponto. Quem define o melhor nome é o povo. Mas creio que o presidente não trabalharia para sangrar uma fiel aliada que fez campanha para ele no Brasil inteiro”, declarou Joice.

A deputada afirmou que trouxe mulheres para a campanha num momento em que o então candidato à Presidência era criticado pelos comentários machistas. Segundo ela, “de quebra”, o PSL conseguiu eleger a mulher mais votada da história.

“Não acredito que o presidente de fato queira trazer alguém que já foi do PT por anos, que pula de galho em galho, que toda eleição solta um balão de ensaio e que não tem plataforma nenhuma além de prometer o que não pode fazer:  resolver a segurança pública, que na verdade é dever do Estado. Isso é enganar o povo. É como prometer uma praia natural no centro de São Paulo”, afirmou.

A deputada também declarou que haverá a hora de Jair Bolsonaro decidir “se ele quer mesmo ganhar a cidade de São Paulo ou se vai correr o risco de entregar para a esquerda”. Ela diz acreditar que, bem aconselhado, o presidente vai tomar a decisão correta.

Depois de ela se colocar como a pré-candidata por direito na disputa, em meados de agosto, o presidente não lhe manifestou apoio sequer uma vez. Joice Hasselmann pertence a um grupo oposto dentro do PSL à chamada “ala bolsonarista”, da qual Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli e Luiz Philippe de Orleans e Bragança fazem parte. São aliados de Eduardo, aliás, que ventilam outros nomes para o pleito, de modo a contestar o consenso que a correligionária gostaria de ver em seu apoio.

O deputado estadual Gil Diniz, vice de Eduardo no diretório estadual de São Paulo, se colocou na disputa para marcar território e deixar claro que a candidatura de Joice não é endossada por todos.

Datena é filiado ao DEM e é visto com bons olhos pelo clã Bolsonaro. Seu passado, no entanto, pode ser empecilho para uma eventual candidatura pelo PSL. O apresentador já foi filiado ao PT — argumento sempre lembrado pelos bolsonaristas mais radicais — e é criticado por já ter se colocado em 2016 na disputa pela prefeitura e ter desistido. Segundo os críticos, uma manobra para cacifar seu nome e valorizar seu contrato com a TV.

De Época