Lula anima-se e espera que STF o liberte

Todos os posts, Últimas notícias
Reprodução

O julgamento da validade da prisão após condenação em segunda instância pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que será realizado nesta quinta-feira (16), tem animado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com reportagem do blog da jornalista Bela Megale, Lula tem relatado a quem o visita que existe um clima positivo para que o STF reveja o mecanismo e reestabeleça “o entendimento constitucional”.

Segundo a reportagem Lula tem observado que a situação vem mudando gradativamente e utilizado com exemplos desta mudança as recentes declarações do ex-chanceler e senador Aloizio Nunes (PSDB-SP) de que houve “manipulação política do impeachment” da ex-presidente deposta Dilma Rousseff pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e pelo ex-juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro.

Lula também vem destacando que os diálogos entre integrantes da Lava Jato que vem sendo divulgados pelo site The Intercept – e que revelaram o conluio da força-tarefa -, além da manifestação feita pela própria força-tarefa de que ele tem direito à progressão do regime de prisão para o semiaberto, ajudam a aliviar a pressão sobre o STF e favorecer a revisão do mecanismo de prisão em segunda instância, considerado um dos principais trunfos da Lava Jato.

Caso a corte reveja o atual entendimento sobre o caso, Lula e outros condenados poderão responder em liberdade até que sejam esgotadas as possibilidades de recursos.