Ministro da “educação” insinua que Marilena Chauí é “nazista”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Último a palestrar na conferência conservadora CPAC Brasil, realizada nesta sexta e sábado em São Paulo, o ministro da Educação , Abraham Weintraub , usou e abusou das comparações ao nazismo para criticar o que ele considera ser o “inimigo da classe média e da família”. Ele relacionou o discurso da mestre e doutora em filosofia pela USP Marilena Chauí ao “discurso do terceiro reich” (Alemanha nazista ) e comparou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à Aids.

Weintraub mostrava ao público o vídeo de um discurso de Chauí em que ela dizia odiar a classe média. “Atraso de vida, reacionária, conservadora, ignorante, arrogante, terrorista e uma abominação fascista” foram alguns termos usados pela professora da USP para definir o grupo social.

— Prestem atenção. Peguem o discurso dela e comparem com qualquer discurso do terceiro reich. Agora troquem a palavra “classe média” por judeu — disse o ministro.

Ao longo de sua exposição, ele fez várias alusões ao nazismo para suas críticas. Comparou os que não combatem discursos de esquerda como os de Chauí aos “isentões como Arthur Chamberlain”. Weintraub se referia ao político britânico conhecido por sua política externa de apaziguamento, que teria facilitado a anexação da Checoslováquia por Adolf Hitler .

— Vocês escolhem de qual lado querem estar — afirmou o ministro, mostrando uma imagem com Chamberlain e Winston Churchill, primeiro-ministro que liderou o Reino Unido na Segunda Guerra Mundial.

— Isentões como Chamberlain ou “radicais” como Churchill? Eu já escolhi o meu (lado). É Jair Bolsonaro — respondeu a si mesmo, arrancando aplausos do público, enquanto o telão exibia uma imagem do presidente segurando um fuzil.

Abraham Weintraub ainda arranjou munição para comparar FHC à Aids. Segundo ele, o ex-presidente tucano, assim como a doença que ataca o sistema imunológico, abriu caminho para a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

— Então você tem a doença oportunista e você tem a Aids. Quem enfraqueceu nosso organismo foi justamente Fernando Henrique.

O globo