Não perca a estreia da Globo na Vaza Jato

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A promiscuidade entre Globo e Lava Jato era uma das muitas coisas que todos sabiam que havia, mas não tinham provas. O Blog da Cidadania avisou muitas vezes que a Globo estrearia na Vaza Jato. Bem, chegou a hora. Saberemos por que a Globo boicota a Vaza Jato.

Em 26 de abril, Lula foi entrevistado pelos jornais Folha de S. Paulo e El País na sala da Polícia Federal, em Curitiba (PR). Era a primeira vez que o político fora ouvido pela imprensa desde que fora detido exatos um ano e 19 dias antes. Na Globo, a entrevista não existiu, apesar do gigantesco interesse que despertou na sociedade.

Era bastante curioso que um órgão de imprensa abrisse mão de lucrar com uma notícia que o jornalismo se acotovelava para dar. Naquele momento, surgiu a pergunta que nunca mais iria calar: por quê?

Menos de 60 dias  depois, estouraria a Vaza Jato – série de reportagens do site The Intercept Brasil, de autoria de Glenn Greenwald, que dispensa apresentações. A partir dali, não demorou para que o premiado jornalista norte-americano explicasse por que a Globo não se interessou pela entrevista de Lula nem pela série Vaza Jato: e emissora era “parceira” da Lava Jato.

E começou uma guerrinha contra Glenn, defendendo Moro, Dallagnol e cia. das evidências inegáveis de que agiram à margem da lei cometendo inclusive crimes comuns não só contra seus alvos, mas para lucrarem com dinheiro e poder.

Por muitas vezes, Glenn avisou que a Globo apareceria na série Vaza Jato. O Blog da Cidadania disse que isso aconteceria desde o primeiro momento, porque todos sabem que a Globo era a parceira preferencial de Moro.

Bem, a hora chegou. Nesta terça-feira, 8 de outubro, o jornalista Glenn Greenwald tocou no assunto Globo/Lava Jato. Disse ele:

MPF, a LJ e a PF cometem crimes sistematicamente com vazamentos criminosos: muitos para a Globo/Jornal Nacional, que lucram com os frutos dos crimes dessas autoridades. E esses vazamentos criminosos – ao contrário dos “hackers” – *nunca* são investigados

Em seguida, Glenn avisou o que já era esperado: a estreia da Globo na Vaza Jato:

Para aqueles que perguntam: sim, exatamente por causa desses abusos, temos muito mais #VazaJato para relatar, incluindo – mas não apenas – como 2 veículos da mídia em particular renunciaram seu papel de jornalistas e atuaram como parceiros de Moro e LJ.”

Não é preciso ser muito esperto para saber qual é ao menos um desses dois veículos. O falecido ministro do STF Teori Zavascki não parava de reclamar que recebia, constantemente, documentos sigilosos que antes  de chegarem às suas mãos haviam sido lidos em horário nobre no Jornal  Nacional.

CONFIRA A REPORTAGEM EM VÍDEO