Novo líder do PSL deve ser anunciado hoje

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a decisão sobre o novo líder do PSL na Casa deve sair ainda nesta quinta-feira (17).

Maia ressaltou que a decisão não passa por ele, mas pela Secretaria-Geral da Mesa, que vai analisar as assinaturas de duas listas apresentadas pelo partido.

Nesta quarta (16), um grupo de deputados da legenda assinou um requerimento para colocar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, na liderança da sigla. Logo em seguida, o atual líder do partido, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), apresentou outra lista para retomar a liderança.

Pelas regras internas da Câmara dos Deputados, a escolha do líder partidário é oficializada por documento enviado ao presidente da Casa. A maioria dos integrantes da bancada deve subscrever o pedido.

“O que for checado vai ser cumprido. Termos que ver qual das listas tem a maioria para garantir a liderança do PSL. O presidente da Câmara não decide isso, nem poderia interferir em uma decisão política do partido (…) Que se publique a lista que tem maioria absoluta. Acredito que o secretário-geral consiga tomar uma decisão nas próximas horas”, acrescentou.

A crise interna do PSL se acirrou na semana passada, depois que o presidente Bolsonaro, fez críticas à legenda e ao presidente do partido, deputado Luciano Bivar (PE). Bivar retrucou a fala de Bolsonaro e dois grupos surgiram dentro do partido. Um ligado a Bivar e outro ligado ao Planalto.

Questionado se o conflito interno no PSL, partido de Jair Bolsonaro, não poderia atrapalhar o encaminhamento da agenda econômica – que terá o anúncio de novas propostas nas próximas semanas – Maia avaliou que há um “ambiente de modernização do Estado brasileiro que contamina a maioria absoluta da Casa”.

“Não acredito que será um problema por muito tempo [a definição da liderança do PSL]. Não são brigas internas do partido A ou partido B que vão atrapalhar o andamento da pauta”, afirmou o presidente da Câmara.

Em áudio revelado nesta quarta-feira (16) pelo site da revista Época e da revista Crusoé, o presidente Jair Bolsonaro fala com interlocutor sobre lista de assinaturas para tirar o deputado Delegado Waldir (GO) do cargo de líder do PSL na Câmara. Waldir é ligado a Bivar e tem feito críticas públicas a Bolsonaro.

“Olha só, nós estamos com 26, falta só uma assinatura pra gente tirar o líder, tá certo, e botar o outro. E gente acerta, e entrando o outro agora, em dezembro tem eleições para o futuro líder a partir do ano que vem”, afirmou o presidente.

G1