OMC reduz previsão para o crescimento do comércio em 2019

Todos os posts, Últimas notícias
Reprodução

A Organização Mundial do Comércio ( OMC ) reduziu significativamente, de 2,6% para 1,2%, sua previsão de crescimento do comércio global para 2019, principalmente devido às tensões entre a China e os Estados Unidos . O crescimento do comércio global foi de 3,0% em 2018. Para 2020, está previsto um avanço de 2,7%.

A previsão divulgada nesta terça-feira contrasta significativamente com as projeções feitas pela OMC em abril, quando a organização sediada em Genebra antecipou um aumento de 2,6% no comércio mundial em 2019 e 3% no ano seguinte. Também destaca os riscos que o comércio internacional enfrenta à medida que os Estados Unidos ameaçam aplicar mais tarifas sobre as importações chinesas e prepara impostos, com a aprovação da OMC, sobre os produtos da União Europeia.

“As perspectivas sombrias que pairam sobre o comércio são desencorajadoras, mas eram esperadas”, disse o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevedo, em comunicado.”Os conflitos comerciais aumentam a incerteza, o que leva vários atores a adiar seus investimentos”, acrescentou Azevedo.

É o terceiro ano consecutivo em que a OMC reduziu suas expectativas de crescimento do comércio mundial e reflete, em geral, leituras semelhantes do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. No mês passado, a OCDE afirmou que, devido à intensificação dos conflitos comerciais, o crescimento econômico caiu para níveis nunca vistos desde a crise financeira há dez anos.

O órgão disse que suas previsões reduzidas refletem também estimativas de uma expansão mais lenta da economia global, em parte por causa das tensões comerciais, mas também devido a fatores cíclicos e estruturais e, na Europa, à incerteza relacionada ao Brexit.

A OMC apresentou um intervalo de previsão para o crescimento do comércio neste ano de 0,5% a 1,6% e, para 2020, de 1,7% a 3,7%, com o limite superior dos intervalos possíveis se as tensões comerciais diminuírem.

O diretor-geral da OMC também alertou que a criação de empregos pode ser ameaçada “porque as empresas fornecem cada vez menos pessoas para produzir bens e serviços para exportação”.

Os números revisados da OMC são um indicador-chave do que está em jogo com a tentativa do presidente Donald Trump de mudar as relações comerciais dos EUA com o mundo.

Escalada das tensões EUA x China

Desde o último relatório da OMC, Trump intensificou seu confronto contra a China e as tarifas continuaram a dificultar o crescimento econômico global. O vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, planeja visitar Washington para se encontrar com seus colegas americanos durante a semana de 7 de outubro. As tarifas sobre algumas importações chinesas aumentarão em 15 de outubro.

“Os riscos para a previsão são fortemente ponderados e dominados pela política comercial”, afirmou o relatório da OMC.

Estados Unidos e China estão em guerra comercial há mais de um ano. Ambos impuseram tarifas punitivas reciprocamente a produtos avaliados em centenas de bilhões de dólares, impactando os mercados mundiais e ameaçando o crescimento global.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também impôs taxas sobre produtos de outros países, especialmente aço e alumínio, na tentativa de reduzir o déficit comercial da maior economia do mundo. Os números da OMC sugerem que teve um sucesso limitado.

A OMC acrescentou que a América do Norte apresentou o crescimento mais rápido das exportações do que qualquer região no primeiro semestre do ano, para 1,4%, embora o aumento das importações para a América do Norte também tenha sido maior do que em qualquer outro lugar, com 1,8%.

De O Globo