Jorge William/O Globo

“Adoraria vender todas as estatais”, diz Guedes

Todos os posts, Últimas notícias
Jorge William/O Globo
Jorge William/O Globo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que, ao contrário do que aconteceu em planos econômicos anteriores, desta vez a questão fiscal é a chave do ajuste. Ele disse ainda que adoraria zerar o déficit fiscal e vender todas as estatais, mas não seria possível no momento.

Ele afirmou que o Plano Real foi brilhante, mas faltou o ajuste fiscal que as medidas propostas pelo governo estão tentando implementar agora.

“Eu sei que eu estava do outro lado da cerca”, disse, quando fez menção ao Plano Real, ressaltando que, dessa vez, está sendo feita uma mudança fiscal, chave para o ajuste das contas.

Ele afirmou que a taxa neutra de juros desabou e está entre 4% e 5%, e isso já seria reflexo, por exemplo, do compromisso com o teto de gasto e com o resultado fiscal.

Ao enumerar os capítulos do “Plano Mais Brasil”, Guedes disse que confia da descentralização, na democracia, na coordenação dos Poderes. Ele mencionou que, às vezes, se fala muito de briga com Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF), mas isso faz parte da “saudável dinâmica de uma sociedade aberta”. “Temos que apostar na maturidade democrática. Sou observador e participante da democracia nos últimos anos.”

VALOR INVESTE