"Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Bolsonaro mente sobre investimento em estradas

Todos os posts, Últimas notícias
"Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo
“Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Reportagem da Folha de São Paulo deste domingo (17) mostra que pelo menos uma vez por semana, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) publica em suas redes sociais fotos e vídeos de obras em estradas espalhadas por vários estados brasileiros. Mas quando o assunto é orçamento e investimento na construção e recuperação de rodovias fica claro que Bolsonaro mente. Ele não prioriza as estradas do Brasil.

De acordo com dados do Siga Brasil, sistema de informações orçamentárias do Senado, o governo federal investiu R$ 5,4 bilhões em transporte rodoviário nos primeiros dez meses de 2019, entre recursos pagos do Orçamento deste ano e restos a pagar de anos anteriores.

Não há informações no sistema do Senado sobre os investimentos realizados em anos anteriores a 2014.

Investimento mais baixo

Considerando o período de janeiro a outubro de 2014 para cá, em valores atualizados pela inflação, o montante deste ano é o mais baixo investimento dos últimos seis anos, incluindo as gestões dos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT).

Em geral, o número de contratos de obras viárias em andamento —o que inclui intervenções iniciadas em governos anteriores— também é inferior quando comparado a período semelhante dos governos Lula e Dilma. Segundo o Dnit, entre janeiro e julho deste ano, havia 228 contratos em execução.

Leia reportagem completa no site da Folha de SP

Redação com informações da FSP