Bolsonaro não apresenta justificativa para boicotar Folha

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriela Biló/Estadão

O edital de licitação prevê a contratação de exemplares de 24 jornais e de 10 revistas. Ao todo, são previstas 438 assinaturas de jornais e 198 assinaturas de revistas. O valor global do edital é de R$ 194.393,64. A Presidência não incluiu a Folha entre os jornais a serem comprados.

“Olha, a Folha de S.Paulo não serve nem para forrar aí o galinheiro. Eu estou deixando de gastar dinheiro público”, disse Bolsonaro.

O presidente lembrou que assinou medida provisória para desobrigar a publicação de balanços de empresas em jornais. E lamentou que a sugestão não foi acolhida pelo Legislativo. “Eu baixei uma medida provisória nesse sentido. R$ 1,2 bilhão por ano que esses empresários deixariam de gastar. Infelizmente, a medida provisória está no caminho do arquivo. Não é perseguição à imprensa, é modernidade. É a mesma coisa se tivesse algo obrigando vocês (da imprensa) a terem datilógrafo na redação de vocês”, disse.

Bolsonaro disse ainda que não consome produtos de empresas que anunciam na Folha. “A imprensa tem a obrigação de publicar a verdade. Só isso. E os anunciantes que anunciam na Folha também. Qualquer anúncio que faz na Folha eu não compro aquele produto e ponto final. Eu quero imprensa livre, independente, mas, acima de tudo, que fale a verdade.”

Questionado se defende boicote ao jornal, Bolsonaro disse: “Já dei o meu recado”.

Em nota, a Folha afirmou que “lamenta mais uma atitude abertamente discriminatória do presidente da República contra o jornal”.

Estadão