reprodução/Juarez Rodrigues/EM/D. A. Press

Bolsonaro não segurou aumento do gás de cozinha

Todos os posts, Últimas notícias
reprodução/Juarez Rodrigues/EM/D. A. Press
reprodução/Juarez Rodrigues/EM/D. A. Press

Passou a valer nesta segunda-feira o reajuste feito pela Petrobras no gás liquefeito de petróleo (GLP), anunciado na última sexta-feira pela estatal, para botijões de até 13 quilos nas refinarias. O valor do gás de cozinha, como o produto é popularmente conhecido, teve um aumento de 4%.

Este foi o quarto aumento somente em 2019. O último reajuste foi em outubro, quando os preços subiram cerca de 5%. Mas o aumento nos preços não para por aí.

Além da possibilidade de cada distribuidor alterar os valores, ainda serão acrescidos impostos. Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Programa de

Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) são alguns deles. Mão de obra, logística e margem de lucro também podem ser aplicados na quantia final.
Diante disso, a dica dos especialistas é pesquisar preços. Segundo levantamento do aplicativo Chama, que rankeia e ordena o comércio do gás de cozinha, somente no Bairro Dona Clara, na Região Pampulha de Belo Horizonte, foi constatada uma variação de preços entre R$ 70 R$ 89 (28% de diferença).

Chama também disponibilizou um guia de como economizar no gás. Veja abaixo:

1 – Atenção com as chamas: se elas surgirem amareladas ou alaranjadas, é sinal que os bocais não estão funcionando devidamente – o que implica no maior gasto de gás. O ideal é que as chamas sejam azuis.
2 – Use a tampa da panela: o preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja feito com o fogo desligado ao usar a tampa. Para isso, basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.
 
3 – Forno fechado e cheio: abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita para o desperdício de gás. Tente observar os alimentos utilizando a luz interna e, sempre que possível, asse mais de um alimento ao mesmo tempo.
4 – Janelas fechadas na cozinha: correntes de ar diminuem a potência das chamas e, assim, aumentam o tempo necessário de cozimento. Por isso, na hora de cozinhar, feche portas e janelas.
5 – Use a panela de pressão: se a receita permitir, não se acanhe e faça uso da panela de pressão. Além de mais econômica, ela acelera o cozimento e potencializa o tempero dos alimentos.
6 – Corte em pedaços menores: alimentos cortados em partes pequenas cozinham mais rápido, fazendo com que o gás seja menos utilizado.