reprodução

Brasil tem 334 células neonazistas

Todos os posts, Últimas notícias
reprodução
reprodução

Segundo o Blog do Pichonelli, do UOL/FOLHA, uma pesquisadora brasileira identificou a existência de 334 células de grupos nazistas em atividade no Brasil. A maioria se concentra nas regiões Sul e Sudeste, mas há registros também em cidades como Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA) e Rondonópolis (MT).

Os grupos se dividem em até 17 movimentos, entre hitleristas, supremacistas/separatistas, de negação do Holocausto ou até mesmo três seções locais da KKK (Ku Klux Klan) –duas em Blumenau (SC) e uma em Niterói (RJ).

Adivinhe o estado com mais células?

São Paulo, com 99 grupos (28 só na capital!!!!!!!!). Depois vem Santa Catarina (69), Paraná (66) e Rio Grande do Sul (47).

Células são grupos de três a 40 pessoas com ideais e atividades comuns. No caso dos neonazistas, segundo a Safernet, associação civil de direito privado com foco na defesa dos direitos humanos na web, trata-se de grupos que promovem a intolerância com base na ideologia nazista de superioridade e pureza racial com recursos de agressão, humilhação e discriminação. São pessoas que fabricam, comercializam, distribuem ou veiculam emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda com símbolos (como a cruz suástica) e a defesa do pensamento nazista.

Um tweet antissemita a cada 4 segundos

Em uma entrevista ao portal da Unicamp, Dias mostrou a dimensão desses grupos, que promovem uma postagem antissemita no Twitter a cada quatro segundos. Ela já calculou também que há uma postagem em português contra negros, pessoas com deficiência e LGBTs a cada oito segundos. David Lane é tema de ao menos 500 tweets diários.

Após mais de 15 anos de estudos, a antropóloga diz ter lido “todos os livros em todas as línguas” que sabe ler sobre o assunto e ainda se pergunta como “esse negócio” foi construído e como ainda faz sentido para muitas pessoas, a ponto de uma banca de revistas em Campinas, onde mora, vender centenas de edições de “Minha Luta”, livro em que Adolf Hitler despeja teorias racistas e antissemitas, por semana.

Leia mais em BLOG DO PICHONELLI