© Reuters

Cartilha econômica de Guedes é considerada ultrapassada

Todos os posts, Últimas notícias
© Reuters
© Reuters

Em reportagem da Folha de SP, da jornalista Fernanda Mena, fica evidente que as ideias econômicas seguidas pelo ministro da Economia Paulo Guedes são consideradas ultrapassadas até mesmo pelo departamento de economia da Universidade de Chicago, fonte de suas defesas.

Diz a jornalista: “Quando entrevistei Heckman, no ano passado, questionei-o sobre o quanto o departamento de economia da Universidade de Chicago ainda espelhava aquelas ideias dos anos 1970 sob as quais Guedes se formou. A resposta: A noção de Friedman e Stigler que era proeminente nos anos 1970 diminuiu muito por aqui. Boa parte de seus eixos foi abandonada pelos grupos de estudos. Na escola de negócios hoje você vai encontrar professores que se opõe frontalmente àquela visão de que os indivíduos são responsáveis por si”.

O economista James Heckman, 75, laureado com o prêmio Nobel em 2000 e professor em Chicago (EUA), universidade em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez seu doutorado naqueles mesmos anos 1970.

A reportagem aponta que Guedes integra um governo que tem ameaçado as instituições democráticas, e seu pacotaço propõe medidas que atacam direitos estabelecidos, como os cortes nos salários de servidores, preservando categorias já privilegiadas, mas alinhadas à atual gestão, como Ministério Público, Judiciário, militares e diplomatas.

A Redação Com informações da Folha de SP