Congresso quer mudar Constituição por medo de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O comportamento agressivo da família Bolsonaro criou uma situação esdrúxula, segundo a coluna Painel, da Folha de SP. O Congresso pode ter que mudar a constituição para melhor lidar com ela.

O comportamento dos Bolsonaros na última semana fez o Congresso cogitar de mudar a Constituição para permitir a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Câmara e Davi Alcolumbre (DEM-AP) no Senado.

Quem era contra essa mudança, agora diz que ela deve ser analisada porque é preciso proteger o Parlamento. “Uma forma de fazê-lo é deixar o comando das duas Casas Legislativas com quem já teria provado ter “equilíbrio para lidar com situações extremas.”

A operação é bem mais complexa na Câmara. Maia exerce a presidência pela terceira vez e há, no meio dos aliados, quem aponte que qualquer passo por novo mandato pode estremecer o acordo entre o democrata e os partidos que o apoiam.

Os críticos dizem que o Congresso seria criticado pelo casuísmo, alterando a lei por um anseio específico. Há temor de que o Legislativo seja acusado de quebrar a ordem para impor limites ao governo.

Entre os entusiastas há análise de que a história mostra que, em momentos de crise, o Parlamento pode errar na escolha de seu comando. Além de Eduardo Cunha, Severino Cavalcanti, deputado do baixo clero alçado à presidência após o mensalão, é citado.

Rodrigo Maia não acha “boa ideia” modificar a legislação. Ele indica que o tema precisa ser muito ponderado antes de uma ação. Davi Alcolumbre já é mais afeito à mudança.

Redação com Folha