Folha diz que soltura de Lula complica Moro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro França/Agência Senado

Na avaliação de parte dos ministros, Lula fora da prisão torna o ambiente mais favorável para o tribunal declarar suspeição de Sergio Moro ao julgar o ex-presidente culpado em 2017 no caso do triplex.

Ainda neste mês, a Segunda Turma do STF deve julgar habeas corpus no qual a defesa de Lula acusa Moro de atuar com parcialidade no processo do tríplex.

A defesa de Lula quer que o STF anule o processo inteiro. Esse é o julgamento que realmente interessa a Lula.

“Além de restabelecer a liberdade plena de Lula, nos termos do que decidiu o STF, é preciso declarar a nulidade dos processos que a Lava Jato abriu contra ele, pois foram conduzidos por juiz parcial”, afirmou à Folha de SP o advogado Cristiano Zanin Martins.

Se houver anulação do processo, não terá que cumprir pena, pagar multa e, também, deixa de ser inelegível, não se enquadrando mais na Lei da Ficha Limpa. Seu processo (triplex) volta à estaca zero.

Gilmar Mendes pediu vista (mais tempo para analisar o processo) quando o habeas corpus começou a ser julgado, em junho, e, agora, vai liberá-lo ainda neste ano. A Segunda Turma tem mais seis sessões previstas em 2019, até 17 de dezembro.

Redação com Folha