governo do Estado de SP

Guedes quer fusão de cidades que não se bancam

Todos os posts, Últimas notícias
governo do Estado de SP
governo do Estado de SP

Segundo reportagem da Folha de SP, deste sábado (16), 1.217 cidades brasileiras poderão ser obrigadas a se fundir, de acordo com novos critérios a serem estabelecidos pelo governo, e parte será extinta.

Em 56% das cidades que podem ser extintas devido à proposta do governo federal de fusão de municípios, há mais pessoas empregadas no serviço público do que trabalhando com carteira assinada em empresas privadas, mostra levantamento da Folha com base em dados oficiais.​

O ministro Paulo Guedes (Economia) apresentou no começo do mês plano que prevê que municípios com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total terão de ser fundidos a cidades vizinhas em 2025. A proposta ainda depende de aprovação do Congresso e faz parte da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo elaborada pela equipe econômica.

Para especialistas, essa fusão reduziria pela metade os repasses federais, que em alguns casos são responsáveis por mais de 90% da renda da região, agravando a questão da pobreza.

REDAÇÃO com dados da Folha de São Paulo