Wilson Filho/Futura Press

Lula espera Ficha Limpa até final do ano

Todos os posts, Últimas notícias
Wilson Filho/Futura Press
Wilson Filho/Futura Press

O julgamento da suposta conduta parcial do ex-juiz federal Sérgio Moro nos três processos abertos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba deve acontecer ainda este ano. Esta é a expectativa dos advogados do petista Cristianos Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins.

Se a segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acatar o pedido da defesa, os processos seriam anulados e Lula poderia reconquistar seus direitos, inclusive os políticos.

Isso o tornaria “ficha limpa” e potencialmente apto a ser candidato em uma eventual eleição presidencial.

“Queremos dar a Lula a opção de poder utilizar seus direitos políticos. Cabe a ele definir seu futuro na política brasileira”, disse Zanin, em Madri, onde participou neste último fim de semana de um encontro organizado pela Fundação Common Action Forum (CAF).

O pedido de habeas corpus que acusa Moro de parcialidade se refere ao processo do triplex, em que Lula foi condenado em segunda instância a oito anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O argumento de Zanin é que, como o atual ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro também participou da fase de instrução, que inclui a coleta de provas, e de outros dois processos abertos em Curitiba, todos estariam “contaminados”.

“As instâncias superiores, de certa forma, foram induzidas ao erro por Moro”, diz Zanin, que estará na próxima quarta-feira em Porto Alegre para o julgamento da apelação do processo referente ao sítio de Atibaia (SP).

ÉPOCA