Mourão vai à posse de Fernández na Argentina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O vice-presidente Hamilton Mourão vai representar o governo brasileiro na posse do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández , de acordo com informações do jornal argentino El Clárin . Segundo um integrante da comitiva que acompanha Fernández em viagem ao México, um assessor do Palácio do Planalto transmitiu a informação sobre a presença de Mourão em Buenos Aires, na cerimônia marcada para o dia 10 de dezembro .

A fonte ouvida pelo Clarín ressaltou que, até agora, Fernández não conversou diretamente com Bolsonaro , nem recebeu qualquer mensagem relativa à sua vitória nas urnas no dia 27 de outubro .

Antes mesmo da votação, os dois trocaram farpas publicamente, com Bolsonaro declaradamente apoiando a candidatura de Mauricio Macri e fazendo críticas ao peronista, o que lhe rendeu uma reprimenda do chanceler argentino , Jorge Faurie . Ele chegou a ameaçar isolar a Argentina no Mercosul, dependendo da postura do governo eleito.

Já Fernández, que tem como vice Cristina Kirchner , chegou a visitar o ex-presidente Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, além de defender a liberdade dele em publicações feitas nas redes sociais . Apesar das diferenças, analistas acreditam que a Casa Rosada buscará manter algum canal de diálogo com o governo brasileiro, principal parceiro comercial do país. Ao mesmo tempo, Fernández deixa claro que pode seguir outros caminhos, como demonstrou na viagem ao México , onde se reuniu com o presidente Andrés Manuel López Obrador, referência da esquerda na América Latina.

Veja também: Vitória de Fernández aumenta fragmentação política na América do Sul, dizem analistas

Após a confirmação da vitória, Bolsonaro disse que não mandaria representantes à posse , mas que não iria vetar a participação de um eventual voluntário. A presença de Hamilton Mourão não foi confirmada oficialmente pelos dois governos.

O Globo