divulgação

STJ já usa decisão do STF sobre alegações finais

Todos os posts, Últimas notícias
divulgação
divulgação

Decisão de hoje do TRF4 condenando Lula ignora que as cortes superiores já usam o precedente do Supremo, deliberado em 2 de outubro último, sobre alegações finais de delatados e delatores.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça, mandou a Justiça Federal em São Paulo conceder mais prazo para a defesa de um réu por peculato e quadrilha se manifestar. Em decisão monocrática desta quarta-feira (30/10), o ministro aplicou precedente do Supremo Tribunal Federal segundo o qual réus delatados têm direito de se manifestar depois dos réus delatores.

A decisão foi tomada numa petição em recurso ordinário em Habeas Corpus. O ministro ressaltou, no despacho, que não há previsão legal para conhecer do pedido, mas a ilegalidade era patente. “Não me parece sensato/prudente manter a marcha processual de um feito que, ao que tudo indica, estaria eivado de nulidade”, escreveu.

Ele se refere à decisão da 2ª Turma do Supremo que anulou a condenação de um ex-gerente da Petrobras por causa da ordem das alegações finais. A turma decidiu, por três votos a dois, que réus delatados podem apresentar suas alegações finais depois dos réus que fizeram acordo de delação premiada.

O entendimento foi depois confirmado pelo Plenário do STF, que também manteve a anulação. Portanto, concluiu o ministro Reynaldo, negar aos delatados o direito de falar por último no processo é causa de nulidade.

Com isso, revogou decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que havia negado o pedido de apresentação das alegações finais por último. Para os desembargadores, o parágrafo 3º do artigo 403 do Código de Processo Penal autoriza o juiz a conceder mais prazo para as manifestações das partes. Mas “trata-se de faculdade, não de dever”, decidiu o TRF-3, contrariando o Supremo.

CONJUR