Witzel troca comando de inteligência da PM

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

O governo do Estado do Rio de Janeiro trocou o comando do serviço de inteligência da Polícia Militar, órgão fundamental para atacar os elevados índices de violência locais, após a prisão nesta sexta-feira de ao menos cinco policiais que atuavam no departamento.

A exoneração foi apontada pelo governador Wilson Witzel (PSC) como essencial para aprofundar investigações de desvios cometidos por agentes que atuam no serviço de inteligência.

“A exoneração é um gesto para poder dar tranquilidade para quem está investigando de que não vai haver interferência. O novo que assume já tem essa missão de fazer uma depuração correta do sistema e que dê mais rigor na escolha daqueles que vão trabalhar na inteligência”, disse o governador a jornalistas em evento no Rio.

Os sete policiais investigados, sendo que cinco já foram presos, são acusados de achaques e extorsão a comerciantes e donos de estabelecimentos comerciais do Rio.

Eles , segundo as investigações, se passavam por fiscais e policiais civis para intimidar comerciantes que tinham pendências ou vendiam mercadorias ilegais

“Eles praticavam crime contra empresas, lojas e comércios, mas não diretamente na inteligência. A inteligência da polícia tem como objetivo investigar… também corrupção policial. Isso foi muito ruim”, disse Witzel.

Reuters