Bolsomínions usam obra de Lula para elogiar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

De acordo com a Folha de S. Paulo, o calçamento da BR-163 no Pará, foi comentado com frequência pelo presidente nas redes sociais. Durante o ano, ele fez ao menos 13 publicações no Twitter sobre as obras da estrada.

Uma publicação no Facebook realizada pela página “O Mito” fazia comparação de duas fotos da BR-163, afirmando que as obras estariam em vantagem durante o governo de Bolsonaro.

A comparação era sobre a suposta situação precária da estrada nos governos de Lula e Dilma Rousseff. A montagem já contava com mais de 2o mil compartilhamentos.

Porém, a checagem feita pelo Comprova, mostrou fatos diferentes do intuito da publicação.
As pesquisas indicaram que a foto que mostrava a estrada em péssima situação, era realmente da estrada BR-163, mas não era da época dos governos de Lula e Dilma, e sim do governo de Michel Temer (MDB).

A pesquisa da outra foto em que a estrada aparece em obra, também é verdadeira, mas não é do governo Bolsonaro.

Depois de muita pesquisa, foi descoberto que a data da foto é de 15 de dezembro de 2008, período em que Lula ainda governava o país.

Ou seja, a checagem do Comprova indicou que, apesar de as imagens serem verdadeiras, foram retiradas do contexto para beneficiar Jair Bolsonaro.

Redação com Folha