Bolsonaro critica de novo “esse tal de Paulo Freire”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega / Presidência

O presidente Jair Bolsonaro elogiou nesta quarta-feira o ministro da Educação, Abraham Weintraub, dizendo que ele faz um trabalho “excelente”. Ele também voltou a criticar Paulo Freire. Para ele, o educador é o responsável pelo que considera a qualidade ruim da educação no Brasil.

— No meu entender, (Weintraub) está sendo excelente. (Se) tem certos jornalistas criticando, é porque está indo bem — afirmou Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada, ao ser questionado por um apoiador sobre o ministro.

No sábado, o presidente já havia dito que “não está prevista” nenhuma troca na sua equipe de ministros, após ser questionado sobre uma possível saída de Weintraub.

Nesta quarta, Bolsonaro também foi questionado sobre o possível retorno da disciplina de Educação Moral e Cívica, instituída no país durante a ditadura militar, e disse que há aspectos da Educação “que (ele) só poderá mudar em 2022”. Na sequência, criticou Paulo Freire, a quem já havia chamado de “energúmeno” na segunda-feira.

— O que acontece com a legislação…tem coisa….eu sou obrigado a cumprir a lei. As coisas desse ano foram definidas em anos anteriores. Tem coisas que só vou poder mudar em 2022. Agora, essa filosofia, esse tal de Paulo Freire, que o pessoal fica elogiando… (Depois de) 16 anos, (olhem) como está aí a educação do Brasil.

O presidente ainda afirmou que está implementando o projeto Escola Sem Partido “sem lei”, incluindo nos livros didáticos o que chamou de ‘direitos dos aluno’:

— Já botamos isso sem lei. Já (estamos) imprimido nos cadernos o que o aluno tem direito. O professor quer falar que o PT é legal, o aluno pode falar o contrário sem ser perseguido.

Bolsonaro também voltou a criticar a questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que abordou o pajubá, conjunto de expressões associadas à comunidade LGBTI, no ano passado.

— Tem de aprender coisas úteis para o seu futuro. Olha só, a prova do Enem deste ano, alguém viu falar sobre gays ali? Lembra ano passado, a linguagem secreta dos gays… Para que isso? Pessoal me chama de homofóbico. O que acrescenta? Doutrinação. Em vez de falar o que aconteceu de verdade de 1964 a 1985 publicam mentiras.

O Globo