Bolsonaro diz que racista da Palmares é “excelente”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que achou “excelente” o indicado para a Fundação Palmares, Sérgio Camargo, que teve a nomeação suspensa após afirmar que não existe “racismo real” no Brasil.

“Não vou entrar em detalhes, que vocês deturpam tudo. Excelente (o indicado). Não tem essa história de branco, negro. Somos iguais e ponto final”, afirmou. Questionado sobre qual seria a deturpação das falas de Camargo, Bolsonaro respondeu: “Não vou falar o detalhe com ele. Gostei muito dele”.

Ontem, ao de deixar o Planalto, Camargo conversou com a imprensa e reforçou comentários polêmicos. Para ele, não existe “racismo estrutural” no país e o Dia da Consciência Negra não deve ser apoiado.

“Claro que tem que acabar o Dia da Consciência Negra, que é uma data da qual a esquerda se apropriou para propagar vitimismo e ressentimento racial. Isso não é uma data do negro brasileiro, é uma data de minorias empoderadas pela esquerda”, argumentou.

“No que depender de mim, a Fundação Palmares não dará suporte algum a esta data, vamos revalorizar o dia 13 de maio e o papel da princesa Isabel na libertação dos negros”, disse.

As declarações de Camargo embasaram uma ação popular, que foi acatada pela Justiça Federal do Ceará. O juiz Emanuel Guerra suspendeu a nomeação por entender que a nomeação “contraria frontalmente os motivos” que levaram à criação da Fundação Palmares, destinada à promoção da cultura afro-brasileira. A Advocacia-Geral da União tenta reverter a decisão.

Valor