Democracia no Brasil sofreu ao menos 60 ataques em 2019

Todos os posts, Últimas notícias

De acordo com o Congresso em Foco, o Pacto pela Democracia, iniciativa destinada à defesa e ao aperfeiçoamento da vida política e democrática no Brasil, reuniu 60 momentos de tensão democráticos em 2019. A maior parte deles é ligada ao Executivo, mas há também episódios do Judiciário, da imprensa e de direitos humanos.

A lista inicia no primeiro dia deste ano, com uma Medida Provisória (MP) que atribuiu à Secretaria da Governo a tarefa de “supervisionar, coordenar, monitorar e acompanhar as atividades e as ações dos organismos internacionais e das organizações não governamentais no território nacional”. Após manifestações, o texto foi alterado.

Jair Bolsonaro (sem partido) aparece novamente em 26 de maio, quando determinou a comemoração do golpe de 1964, responsável pelo início da ditadura militar no Brasil.

O comercial do Banco do Brasil que ficou conhecido pela diversidade, foi censurada em 25 de abril e também está na lista. A propaganda foi tirada do ar por uma determinação de do presidente. Na época, pelo Twitter, Jair Bolsonaro disse que não foi censura, mas questão “de respeito com a população brasileira”.

Redação com Congresso em Foco