Homem morre durante protesto no Chile

Todos os posts, Últimas notícias

Uma pessoa morreu na noite de sexta-feira depois de cair em um fosso enquanto participava de uma manifestação perto da Plaza Italia, em Santiago, onde foram registrados confrontos violentos com a polícia, confirmou o Instituto Nacional de Direitos Humanos (INDH).

O INDH disse em uma mensagem em sua conta no Twitter que “pedirá que a causa da morte da pessoa que chegou à exPosta Central (assistência pública) sem sinais vitais seja esclarecida o mais rápido possível”.

Com este último caso, subiu para 29 o número de mortos em protestos sociais no Chile. Um relatório anterior da Promotoria acrescentou 26 fatalidades, às quais duas pessoas queimadas em um saque foram adicionadas e foram encontradas recentemente.

Segundo testemunhas, o homem — com cerca de 40 anos e que não foi identificado — morreu depois de cair em um fosso onde teria recebido um choque elétrico ao fugir da polícia que tentava dispersar os manifestantes reunidos desde a tarde nos arredores da Plaza Italia, em Santiago.

Este local é palco de protestos frequentes desde 18 de outubro, quando começaram as manifestações sociais no Chile em busca de reformas profundas e contra o governo da direita Sebastián Piñera. Tradicionalmente, as sextas-feiras são quando as manifestações mais massivas acontecem e terminam em confrontos violentos com agentes de choque.

Através das redes sociais, os manifestantes foram chamados para protestar na última sexta-feira do ano, mas, como aconteceu na semana passada, a polícia ocupou a área ao redor da área com um grande número de tropas, sem inicialmente deixar as pessoas se reunirem.

Depois de duas horas, no entanto, e após o início de um incêndio em um centro cultural tradicional nas proximidades, milhares de manifestantes finalmente conseguiram chegar ao centro da Plaza Italia, disseram jornalistas da AFP.

A manifestação ocorreu no mesmo dia em que Piñera convocou, por decreto, um plebiscito em 26 de abril para decidir se mudaria ou não a Constituição herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), uma das rotas de solução levantada pelo movimento social, que começou sem líderes ou bandeira política.

O Globo.