Agência da Câmara

Jucá e filho são investigados pela PF

Todos os posts, Últimas notícias
Agência da Câmara
Agência da Câmara

O ex-senador Romero Jucá (MDB) e seu filho, o ex-governador de Roraima Rodrigo Jucá (MDB), estão entre os alvos da Operação Títeres, deflagrada na manhã desta quarta-feira (11/12/2019) pela Polícia Federal (PF). A informação foi antecipada pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A ação tem o objetivo de investigar associação criminosa que seria responsável por fraudes e desvios de recursos públicos do Fundo Eleitoral durante o pleito do ano passado. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Boa Vista (RR).

As investigações da Operação Títeres tiveram início quando a PF constatou que, em Roraima, candidatos obtiveram um índice de “custo de votos em reais” referente às candidatas ao cargo de deputado federal ou estadual 20 vezes superior à média brasileira.

Com a análise dos dados, a PF identificou candidatas aos referidos cargos que, apesar dos recursos recebidos, obtiveram um número irrisório de votos. Certa candidata teria recebido quase R$ 105 mil e obtido apenas 9 votos, por exemplo.

“Os indícios constantes no Inquérito Policial apontam que se tratariam de candidatas ‘laranjas’, que seriam utilizadas para obtenção de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha [fundo eleitoral] para o grupo criminoso”, explica a PF, em nota.

Os recursos seriam, então, destinados a candidatos que efetivamente disputariam o pleito ou utilizados para pagamentos de empresas de fachadas, ou por serviços que não teriam sido executados.

Apesar de as candidatas investigadas serem de um partido político, a maior parte dos recursos destinados a elas seria oriunda de outro partido que participava de mesma coligação à época.

“A autorização e execução da transferência de recursos do Fundo de Financiamento Especial de Campanha dependeria da presidência estadual dos partidos, bem como deles também dependeriam a escolha de candidatos e aprovação de suas respectivas prestações de contas”, complementa.

Os crimes investigados são: participação em associação criminosa, falsidade ideológica eleitoral e apropriação de valores do financiamento eleitoral. Somados, podem chegar a 14 anos de prisão.

METRÓPOLES