Maia alfineta Bolsonaro: não se preocupe com impeachment

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deu nesta sexta-feira (20) um recado claro ao governo:

“O presidente da República pode vetar ou sancionar a sua própria proposta [para o fundo eleitoral, de R$ 2 bilhões]. Ele não precisa se preocupar com nada disso [impeachment]”, disse Maia ao blog.

A declaração de Maia é uma resposta à seguinte frase do presidente Jair Bolsonaro: “O Congresso pode entender que eu, ao vetar [o fundo], atentei contra este dispositivo constitucional e instalar um processo de impeachment contra mim. E daí?”, dita por ele a jornalistas ao justificar seu recuo de não mais vetar o fundo eleitoral.

Apesar da fala do presidente, a proposta de destinar R$ 2 bilhões para bancar as eleições de 2020 saiu do próprio governo. Os parlamentares até tentaram, sem sucesso, ampliar essa verba. E o fundo terminou sendo aprovado pelos parlamentares no valor original.

Bolsonaro primeiro disse que vetaria. Depois, foi alertado pela própria equipe que seria um erro político tal gesto, sendo convencido a mudar de ideia. Foi depois disso que a justificativa do impeachment surgiu, o que irritou o comando do Legislativo.

Líderes partidários dizem que o presidente tenta “jogar para a plateia” levantando uma hipótese de impedimento jamais cogitada. Maia, então, decidiu rebater publicamente esse tipo de discurso.

G1