MTST denuncia violência policial em assentamento em Alagoas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MTST Alagoas

Famílias vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que ocupam uma área cedida pelo Estado no complexo Benedito Bentes denunciaram ao G1, nesta sexta-feira (27), que militares entraram no acampamento Dandara e queimaram livros, bandeira e objetos dos acampados.

O comando do 5º Batalhão da Polícia Militar confirmou à reportagem que houve uma operação no local, mas não deu detalhes da ocorrência. O G1 também entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar, que informou que o Comando-Geral abriu um procedimento administrativo junto à Corregedoria-geral para que a conduta dos policiais que atuaram na ocorrência seja devidamente apurada (leia a nota na íntegra ao final do texto).

De acordo com a coordenadora nacional do MTST, Eliane Silva, a ação dos militares resultou ainda na detenção de uma coordenadora estadual, que chegou a ser algemada, mas foi liberada em seguida em uma área fora do acampamento.

“Aqui é uma ocupação organizada onde estão famílias de trabalhadores. Aqui não há drogas ou qualquer outra coisa ilegal. Portanto, não precisava chegar da forma agressiva, invadindo, quebrando e queimando as coisas”, falou Eliane Silva.

Segundo ela, representantes do MTST já informaram da ação policial à Secretaria de Direitos Humanos e pretende comunicar o caso também à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Alagoas para identificar os responsáveis pelo abuso de poder.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-AL divulgou um relatório anual que reúne 29 denúncias contra policiais militares e civis por abuso de autoridade em 2019. As denúncias são de casos de agressão, tortura, invasão domiciliar constrangimento, roubo, ameaça e até homicídio.

“A Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Alagoas informa que o Comando-Geral da Corporação, após receber as informações repassadas pelo comandante do 5º BPM, determinou a abertura de um procedimento administrativo junto à Corregedoria-geral para que a conduta dos policiais na ocorrência envolvendo assentados que vivem no Acampamento Dandara, em Maceió, na manhã desta sexta-feira (27), seja devidamente apurada.

A Polícia Militar reitera que sempre atua pautada pela legalidade e demais princípios constitucionais. A Corporação reforça que qualquer possível desvio ou excesso de conduta de seus agentes deve ser denunciado à Corregedoria para que haja a apuração dos fatos.”

G1.