Novas imagens dos crimes da PM em Paraisópolis

Todos os posts, Últimas notícias

Um novo vídeo compartilhado por moradores de Paraisópolis , onde nove pessoas morreram após ação policial, mostra um oficial da Polícia Militar agredindo jovens que passavam correndo. Os jovens estavam aparentemente fugindo após a confusão.

Os vídeos foram compartilhados na manhã desta terça-feira por moradores da comunidade. Outros vídeos que circulam pelas redes sociais também mostram policiais com aparência similar na região, um indício de que o vídeo foi de fato filmado durante a ação policial da madrugada de domingo.

Nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que a atuação da Polícia Militar de São Paulo não terá alterações após as mortes de 9 jovens na comunidade.

— A PM segue rigorosamente todos os protocolos. Isso não significa que seja infalível. Determinei que a apuração seja rigorosa e plena. Mas a política de segurança pública não vai mudar. As ações em Paraisópolis, bem como outras comunidades do estado, sejam por obediência à lei do silêncio, busca e apreensão de drogas, ou roubo de bens, vão continuar. A existência de um fato não inibirá as ações de segurança no estado de São Paulo — afirmou Doria.

No vídeo, um policial aparece na saída de um dos becos de Paraisópolis com uma espécie de cassetete. Conforme os jovens vão passando correndo, o policial os atinge com o cassetete. Além disso, também são ouvidos xingamentos por parte dos oficiais.

Para o general João Camilo Pires de Campos, secretário de Segurança Pública do estado de SP, o inquérito deve investigar quem eram os organizadores do evento e também os motociclistas que, segundo a PM, iniciaram o tumulto ao atirar contra policiais que monitoravam os arredores do baile funk.

A versão de policiais, no entanto, divergem com a de jovens que foram para o baile. Segundo a PM, os policiais perseguiram dois suspeitos em uma moto por 400 metros. Os homens entraram no baile e atiraram nos policiais.

Testemunhas, no entanto, afirmam que a polícia já chegou ao baile com uma abordagem violenta e o público teria revidado, gerando tumulto, com uso de bombas de gás e balas de borracha. Com a confusão, os frequentadores foram encurralados em becos, onde nove pessoas morreram.

Segundo os presentes, a polícia teria fechado as principais via de acesso e saída da festa e agredido presentes.

O Globo