Pirralho, Bolsonaro ataca greta DE NOVO

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Correa/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar nesta quarta-feira a ativista ambiental sueca Greta Thunberg , de 16 anos. Bolsonaro utilizou novamente o termo “pirralha” para se referir a Greta e disse que ela fala “qualquer besteira” e ganha repercussão. A declaração ocorreu horas antes de Greta ser anunciada personalidade do ano pela revista “Time”.

— Uma pirralha de 16 anos fala qualquer besteira lá fora, qualquer besteira, falou pronto, para dar porrada no Brasil o pessoal da destaque. Ela, inclusive acusou agora os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. Ninguém sabe a causa ainda — disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Bolsonaro criticou Greta pela primeira vez na terça-feira, ao ser questionado sobre a morte de dois indígenas guajajara no Maranhão. A ativista havia protestado contra a morte, dizendo que eles “foram assassinados por tentar proteger a floresta do desmatamento ilegal”. Após a declaração de Bolsonaro, Greta mudou sua descrição no Twitter para “pirralha”.

Nesta quarta, o presidente falou de Greta quando comentava o caso de quatro brigadistas presos, e posteriormente soltos, em Alter do Chão, no Pará, acusados de atear fogo na floresta. Para Bolsonaro, a Polícia Civil fez um “bom trabalho”.

— Impressionante o trabalho, no meu entender, bastante objetivo. Pegou o pessoal que ganhava dinheiro de ONGs para tocar fogo no Brasil e a imprensa em grande parte defendendo agora esses quatro caras que foram presos e foram postos em liberdade — disse, acrescentando:

— Parabéns (à polícia), bom trabalho. Não é indício, (são) provas. Quando falei lá atrás que deveria, poderia ter dinheiro de ONG, esculhambaram aqui.

O Globo